Fórum Configuração do Bd x Lentidao #40571
04/12/2003
0
Venho novamente ao seu auxilio com o seguinte problema.
Meu sistema de venda funciona bem mas quando chega na parte da tarde a gravação e consulta comecam a ficar lento.
Fiz alguns ajuste como preparar e unprepar a tabela, descobir gargalos importantes. Mas com o passar das horas o banco fica lento tanto para pesquisa como gravação.
Vejam se estou errando em algum processo abaixo.
1) Cada vez que uso uma consulta (exemplo consulta do produto) utilizo CommitRetaining depois . Não uso antes o StartTransaction. Isto é dou um select para pesuisar e CommitRetaining.
Na gravação da venda uso StartTransaction e Commit/Roolback.
2) Com a configuraçao no banco abaixo
descrita houve uma melhora. Na verdade mexi no seguinte
Page size 8192 Page buffers 300.
O serivdor do cliente é um pentium III de 800 com 128 de memoria. Mas como funciona na maior parte do dia bem particularmente não acho que seja o problema. Ele tem 4 caixas que rodam o dia todo e tres outras máquinas onde utiliza para cadastros e etc. Sinceramente ainda não entendi plenamente como configurar melhor estes parâmetros. Mas o parâmetro ai informado melhorou mas não resolveu. Tó usando até o firebird 1.5.
3) O programa de vendas(caixa) abre dois bancos. Um banco local onde consulto alguns parâmetros gravando apenas uma tabela. E o outro banco que faço toda operação de consulta e gravação é o bicho papão que tá no servidor. Assim os caixas foram insalados como servidor e não apenas com cliente.
4) Usando o programa IBM para monitorar veifiquei que o cache vai aumentado de acordo com o valor determinado do PAGE BUFFERS. Aparentemente acho que o problema pode ser este (talvez não estou sabendo configurar corretamente e ele está estorando) ou a forma como estou usando transação não está correta. Como calcular esta confirguração ?
Segue a configuração do BD abaixo . Caso tenham alguma sugestão do porque pode esta lentidao progressiva eu agradeco muiittto.
Será que estou usando errado as transações ? Pelo que já li e pesquisei o forum pode ser. Fica aqui o apelo e o agradecimento mais uma vez pela coloboração.
Abracos Marcos Roberto
Abaixo a configuração do Banco no servidor para analise
Flags 0
Checksum 12345
Generation 118
Page size 8192
ODS version 10.1
Oldest transaction 107
Oldest active 108
Oldest snapshot 108
Next transaction 111
Bumped transaction 1
Sequence number 0
Next attachment ID 0
Implementation ID 16
Shadow count 0
Page buffers 1000
Next header page 0
Database dialect 3
Creation date Dec 2, 2003 19:41:05
Attributes force write
Variable header data:
Sweep interval: 20000
*END*
Marcosrodias
Curtir tópico
+ 0Posts
04/12/2003
Travain
Até mais.
Gostei + 0
04/12/2003
Aroldo Zanela
Primeiramente eu acho que você deveria adicionar mais memória a este servidor, se possível, utilizar RAID 5 ou pelo menos RAID 0 para aumentar a performance, uma rede 100 mb com Switch (ao invés de HUB) devidamente certificada e as demais observações do colega travain para assegurar uma correta configuração do FB.
Gostei + 0
05/12/2003
Marcosrodias
Depois de ler e meditar nas respostas gostaria de entender melhor a expressão abaixo.
* * * * * * * * * *
O que você pode verificar é que reiniciando o servidor as coisas voltam a funcionar, então o que pode estar acontecendo é que as transações devem estar muito demoradas e com isso criando lixo desnecessário no BD
* * * * * * * * * *
Como posso estar gerando este lixo ?
Grato mais uma vez Marcos Roberto[/b]
Gostei + 0
06/12/2003
Travain
Até mais.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)