Conselho: Javascript com Nodejs no back-end ?

15/06/2019

0

Olá pessoal, esta dúvida é mais um pedido de conselho sobre a carreira no mundo da programação... Estudei Java por um tempo e depois de pesquisar migrei meus estudos para Javascript, por questões de mercado e porquê gostei muito da linguagem depois de perder o "medo". Altamente flexível comparada com Java. Mas fico um tanto pensativo com a ligação íntima de Javascript com Front-End, no qual eu não sou muito chegado(gosto de back). Gostaria de saber se realmente há a possibilidade de trabalhar com Javascript majoritariamente no Back-End, não como full-stack que engloba os dois mundos mas sim programar Javascript com NodesJS no lado servidor. As empresas estão realmente fazendo seus back-end's em javascript ?

E já emendando, há a plena possibilidade de aliar Javascript com práticas e ferramentas DevOps e Cloud Computing ? Acredito que não haja restrições quanto a isso mas é sempre bom saber melhor.

Obrigado.
Kevin

Kevin

Responder

Posts

27/09/2019

Luiz

eu tenho essa mesma duvida
Responder

27/09/2019

Kleber Santos

A grande maioria das empresas com mais de 4 anos estão presas em php, java, delphi, ...
Mas atualmente os novos projetos estão sendo feitos em NodeJS, Angular, React, ...
Então como você falou é uma boa escolha investir em NodeJS
Responder

30/09/2019

Jothaz

A questão de escolher qual tecnologia utilizar é pessoal. Deve-se escolher uma tecnoliga na qual você se sinta a vontade.

Eu particularmente gosto muito de Ruby, mas como não acho mercado para ela uso a que for necessário.

Depois que você dominar uma linguagem fica fácil aprender outras.

Hoje Javascript é ums das tecnologias mais dominantes e com o advento do NodesJs tende a abocanhar uma fatia de mercado.

Altamente flexível comparada com Java. Mas fico um tanto pensativo com a ligação íntima de Javascript com Front-End, no qual eu não sou muito chegado(gosto de back). Gostaria de saber se realmente há a possibilidade de trabalhar com Javascript majoritariamente no Back-End, não como full-stack que engloba os dois mundos mas sim programar Javascript com NodesJS no lado servidor. As empresas estão realmente fazendo seus back-end's em javascript ?


No mundo real é muito dificil querer ter exito se limitando, infelizmente no mundo da TI é exigido um conhecimento de várias áreas: metodologias de desenvolvimento, redes pelo menos o bádico, linguagens, framworks, Ide´s, banco de dados, sistema operacional e etc.

Claro que existem a especializações, mas isso também afunila a vagas, claro que se você o master o master sempre terá oportunidades.

Ja trabalhei em várias empresas de grande porte e nunca vi esta separação de equipes somente focadas em back-end e front-end. Claro existem pessoas mais voltadas para lay-out e css, mas os desenvolvedores atuão nas duas frentes.

Com o "Javascript para servidores" é algo relativamente noco e somente agora esta ganahado mercado acho que é mais dificil vagas para especialista nesta área.

Lembre-se que empresas visam lucro e custo benefcio, então normalmente preferem profissionais medianos em front-end e back-end garantindo mais produtividade, que possam eveluir suas habilidades, do que um experte em back-end que no caso excutaria somente um parte do serviço.

Aconselho a dar um pesquisada nas vagas de mercado, eu particularmente nunca vi vagas para especialistas em back-end.

Contudo você esta no caminho certo Javascript vai mudar o mundo. Mas tem de ser vinculado a: React, Vue ou Angular.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar