construção de tabelas grandes

15/01/2013

0

pessoal tenho uma duvida , sera que e possivel criar uma tabela com 365 colunas, não ficaria muito grande para o sistema, esta tabela quero representar todos os dias do ano, claro que seria char(2) o tamanho ou char(3) pois seria para um total de 356 dias com 3 digitos no maximo o nome das colunas, e depois sera que tenho como colorir cada celula num dbgrid que representaria esta tabela, este projeto e para meu sistema de hotel, onde eu registraria a reserva dos quartos nos ano todo,

o cor simbolizaria os dias reservados e os dias livres, uma especie de grafico manual

ajudem-me por favor
Edson Melo

Edson Melo

Responder

Posts

16/01/2013

Eliel Martins

Boa tarde, Edson.

Não sei se entendi direito o seu problema, mas eu faria de outra forma, criaria uma coluna para guarda os dias, e outra coluna para saber se esses dias estão reservados, exemplo teria uma coluna chamada DIA_MES e outra chamada RESERVADO.

  DIA_MES | RESERVADO
  -------------------
  01/01   | VERMELHO
  02/01   | BRANCO
  03/01   | BRANCO
  04/01   | BRANCO
  05/01   | VERMELHO


Espero ter lhe ajudado, qualquer coisa poste novos detalhes.

Atenciosamente,

Eliel G. Martins
Responder

16/01/2013

Bruno Leandro

Ola Edson uma ideia seria ter uma tabela com uma data e o nr do quarto

Dt_Reserva Nr_Quarto
01/01/2013 1

ai os dias que voce tiver registro pinta da cor A quando nao tiver registro da cor B
Responder

17/01/2013

Edson Melo

ola pessoal os dois entenderam, so que quero mostrar os dados en sequencia em um dbgrid,mais ou menos assim
DIAS
apto 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 etc
10 O O V V O V V V V O
11 O O V V O V V V V O
12 O O V V O V V V V O

SERIA mostrado as informações em um dbgrid sequencialmente como mostrado acima ,por isso preciso de 365 campos na tabela onde cada campo mostrario um dia do ano, hoje eu fasso 12 colunas represesntando cada mes com 31 caracteres onde cada letra corresponde um dia, para trocar de ocupado para vazio eu simplesmente troco a letra da posicao do dia no campo exemplo dia 15 mes de fevereiro troco a decima quinta letra do campo fevereiro (mes escolido), funciona mas visualmente fica esquisito, mais ou menos assim

apto janeiro fevereiro marco abril
01 vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvv etc
02 vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvv etc
03 vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvv etc
04 vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvv etc
05 vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv vvvvvvvvvvvvv etc

esta sequencia em um dbgrid chega a doer a vista, mas como falei funciona, por isso pensei em fazer um arquivo com 365 dias , total de dias do ano,visuslmente deve ficar melhor , e minha ideia e nao mostrar esta tabela no dbgrid como faco hoje, alem de ficar mais facil de fazer a troca de opcao de ocupado para vazio.

se puderem me entender melhor, ajudem-me

edson garcia de melo
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar