GARANTIR DESCONTO

Fórum Consulta Lenta #353849

15/02/2008

0

Tenho uma tabela em acess rodando na maquina local. Resolvi migrar para o Firebird (esta rodando no Ubuntu 7.10 a versão 1.5 beleza) só que a consulta está muito lenta.

O que que está acontecendo :shock:

Vagner.oliveira

Vagner.oliveira

Responder

15/02/2008

Renato_sp

Opa..

Se sua tabela roda no access, no firebird ela vai rodar muito melhor, o que precisa ser analisado é em primeiro lugar a query que esta sendo feito a pesquisa... a estrutura da tabela é muito importante, saber se os indices estão bem definidos, etc...

E não resolvendo, fazendo um tunning na query, ai precisa ser analisado configuração do servidor.

Por favor poste a pesquisa que esta indo para o banco de dados e a estrutura da tabela envolvida na query

att

Renato

Responder

Gostei + 0

15/02/2008

Ciotti

ola amigo vc ja tentou fazer uma procedure ,trocando todos os seus selects . updates etc... da aplicacao e fazendo direto no banco(´procedure´)?com certeza vc vai perceber uma melhora.

abraco.

Responder

Gostei + 0

23/02/2008

Vagner.oliveira

não sei muito de Firebird, pra fazer tal procedures.

Estou usando Delphi 7, uso normalmente os famosos Selects:
Select * From tabela
Order By campo

E outras consultas do tipo [b:c777972921]Where[/b:c777972921].

Nada de muito complicado.

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Marcos.gandin

Muitas vezes não é recomendado o uso do

Select * From tabela

pois nesses casos, caso a tabela possua muitos registros e campos, com certeza a consulta vai se tornar muito lenta.

O que deve ser feito é procurar colocar no sql somente os campos que irá utilizar evitando essa demora.

Outra coisa é verificar se a sua tabela no Firebird está com os índices e também se o que você está pesquisando no sql está com índice.

Flw

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Paullsoftware

não sei muito de Firebird, pra fazer tal procedures. Estou usando Delphi 7, uso normalmente os famosos Selects:
Select * From tabela
Order By campo
E outras consultas do tipo [b:ce4262bf00]Where[/b:ce4262bf00]. Nada de muito complicado.
Detalhe!!! aqui você não ta fazendo consulta e sim trasendo todos os registros da sua tabela... usando IB/FB ou qualquer outro banco é aconselhavel sempre você usar uma consulta de estrutura mais ou menos assim:
Select Campo1, Campo2, Etc From Tabela where CampoPesquisa=:CampoPesquisa
dessa forma você sempre vai ter um bom desempenho em sua tabela.
:wink:

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Vagner.oliveira

Fiz algumas alterações no Select, tirando o * e colocando os campos e notei uma pequena diferença.

Uma coisa que achei estranho é que quando a tabela apresenta poucos dados, a consulta é rápida, agora quando tem muitos, ela fica lenta.

PS: alguém poderia me dizer como faço as procedures de busca dentro da tabela Firebird :shock:

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Paullsoftware

Fiz algumas alterações no Select, tirando o * e colocando os campos e notei uma pequena diferença. Uma coisa que achei estranho é que quando a tabela apresenta poucos dados, a consulta é rápida, agora quando tem muitos, ela fica lenta. PS: alguém poderia me dizer como faço as procedures de busca dentro da tabela Firebird :shock:
É estranho você dizer que suas pesquisas estão lentas, eu tenho uma tabela de histórico de locacoes no meu sistema com mais de 1.000.000 de registros e acessando via internet um filtro pelo cliente ela retornando os ultimos 10 filmes locados pelo cliente demora entre 5~8 segundos, agora na rede local e quase instantâneo...
Dá uma olhada nos indices das tabelas vê a configuração do seu servidor tb, aqui na empresa eu configurei o servidor para ter um desempenho melhor com as aplicações que rodam em segundo plano e notei um melhor desempenho!!! :wink:

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Vagner.oliveira

O Firebird roda em Ubuntu 7.10.

Como posso fazer essa otimização dos indices, todas minhas tabelas tem indice que é chave primaria e é auto incremento mas não sei como manipular eles.

Meu Servidor é um Semprom 3000+, HD de 80 e 1512mb de memoria

Responder

Gostei + 0

25/02/2008

Vagner.oliveira

O Firebird roda em Ubuntu 7.10. Como posso fazer essa otimização dos indices, todas minhas tabelas tem indice que é chave primaria e é auto incremento mas não sei como manipular eles. Meu Servidor é um Semprom 3000+, HD de 80 e 1512mb de memoria

Uma coisa que notei agora, é que toda a vez que acesso o servidor pelo VNC ele demora uns 3 segundos pra abrir a tela, será que pode ser este o problema :?:

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar