Consulta MySQL em 2 tabelas

19/06/2018

0

Olá, sou iniciante em programação e também aqui no fórum. Esse é meu primeiro post!

Minha dúvida acho que é até bem simples, mas não achei nada que pudesse me ajudar.

Tenho uma a tabela "folha_pagamento" e nela tem a chave estrangeira que faz referencia a chave primaria da tabela "funcionario" .
No meu programa quero fazer uma consulta onde venha todos os valores da folha_pagamento, e também o nome do funcionário que tem como chave primaria a chave estrangeira da folha_pagamento consultada.
Li algo sobre o comando Join. Mas não achei a solução.

Desculpe se o post não ficou claro o suficiente inicialmente.
João

João

Responder

Post mais votado

20/06/2018

Olá João!

Para juntar as duas tabelas usamos a cláusula JOIN (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN...).

Exemplo:

SELECT  nomeFuncionario,
                salario,
                pagamento,
                dataPagamento
FROM funcionario
INNER JOIN folha_pagamento
ON
Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;


Para entender o porque do Join é necessário saber que:
- Quando você está fazendo a junção de duas tabelas, é preciso especificar para o programa onde ele vai buscar a informação... Em qual tabela está a primary key e a foreign key
Por isso o comando (Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;)
Referenciando a primary key "tabela origem" e a foreign key que está na sua folha_de_pagamento...

Tenha ótimos estudos!!

Victor Reis

Victor Reis
Responder

Mais Posts

19/06/2018

Venancio Alves

Olá João!

Para juntar as duas tabelas usamos a cláusula JOIN (INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN...).

Exemplo:

SELECT  nomeFuncionario,
                salario,
                pagamento,
                dataPagamento
FROM funcionario
INNER JOIN folha_pagamento
ON
Funcionario.chavePrimaria = Folha_Pagamento.chaveEstrangeira;
Responder

22/06/2018

João

Era isso mesmo.
Funcionou perfeitamente, muito obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar