Fórum Consulta numa Variável #340313

13/04/2007

0

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim..

Tem como eu colocar o resultado de uma consulta numa variável?

Tipo, eu faço uma consulta dentro de um SQLDataSet e quero pegar o valor de um campo da tabela e jogar numa variável, pq depois gostaria de comparar esse resultado com outra variavel.

O que me deixa na dúvida é q um Select geralmente trás varios registros.

Aersoftware

Aersoftware

Responder

13/04/2007

Briciosm

Primeiro dê o select.
Depois faça o seguinte:
While not tabela.eof do
begin
//aqui você passa os valores para as variáveis ou nem precisa
if tabela.fieldbyname(´campo1´).asinteger>3 then
..................................
tabela.next;
end;

Acho que é isso.

Responder

Gostei + 0

13/04/2007

Aersoftware

Hmm, entendi.. e tem como usar o mesmo procedimento pra colocar o resultado de um campo num Label por exemplo? Ao invés de exibir ele numa grid, por exemplo:

While not tabela.eof do
begin
//aqui você passa os valores para as variáveis ou nem precisa
label.caption := tabela.fieldbyname´campo1´).asstring ..................................
tabela.next;
end;

?

Responder

Gostei + 0

14/04/2007

Adriano Santos

Hmm, entendi.. e tem como usar o mesmo procedimento pra colocar o resultado de um campo num Label por exemplo? Ao invés de exibir ele numa grid, por exemplo: While not tabela.eof do begin //aqui você passa os valores para as variáveis ou nem precisa label.caption := tabela.fieldbyname´campo1´).asstring .................................. tabela.next; end; ?

Segue a mesma lógica velho, embora não tenha compreendido muito bem o que vc precisa. Pode detalhar melhor?

Abs

Responder

Gostei + 0

14/04/2007

Aersoftware

Adriano, o que na verdade eu gostaria de fazer, é jogar os dados de uma tabela num Label.

É que assim, eu tenho um programa onde criei 4 tabelas pra inserir 4 tipos de artistas numa Historia. TbRoteiro, TbDesenho, TbArteFinal e TbCor.

Atualmente, eu exibo esses dados em 4 Grids, de acordo com a história e tal.

O que eu gostaria é exibir esses dados num Label, ao invés de numa grid, assim posso exibir todos nomes de forma horizontal, o que pode economizar espaço, tipo separar os nomes por ´,´.

Por isso eu queria saber como jogar esses dados numa variável, pra poder ir pesquisando qual Artista participou da história e ir adicionando na variável, pra exibir no Label.

Responder

Gostei + 0

15/04/2007

Adriano Santos

Use então o TDbText. Este componente é um Label ligado ao banco, ou seja, tem propriedade DataSource e DataField. Basta informar qual datasource e qual campo (DataField) deseja mostrar e pimba. Tah pronto.

Responder

Gostei + 0

16/04/2007

Aersoftware

Mas daí ele mostra todos registros no TDbText? Tipo, eu to ligando a tabela num TDbGrid, que vai mostrar todos Artistas ligado àquela história, isso é fácil de fazer, mas se eu ligar num TDbText, ele vai mostrar todos tb ou só o primeiro registro?

A minha idéia era serparar por vírgula, tipo:

Roteirista: Artista1, Artista2, Artista3
Desenhista: Artista4, Artista5, Artista6

Por isso eu perguntei em como jogar os dados num Label, pq aí faria a pesquisa e ia inserindo no label os nomes.

Ah, aí ta outro problema, nessas tabelas, eu tenho só códigos. No campo de Artista, ele salva o código do Artista. Pra mostrar na Grid to usando um campo LookUp pra ver o nome dele, não sei se funcionaria do mesmo jeito num Label.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar