GARANTIR DESCONTO

Fórum Consulta que retorna os 10 primeiros #266715

30/01/2005

0

gostaria da ajuda de alguém do forum para o seguinte problema, como fazer ma consulta que me retorne os 5 ou 10 primeiros produtos mais vendidos de uma tabela vendas.

uso delphi 6.0 e interbase 6.0

Nichan

Nichan

Responder

30/01/2005

Gandalf.nho

O Interbase 6 não tem esse recurso, você terá que fazer isso via código na aplicação ou migrar para FB 1.5 que possui tal recurso.

Responder

Gostei + 0

30/01/2005

Nichan

não existe forma nenhuma ?

Responder

Gostei + 0

30/01/2005

Beppe

Se vc tem algo contra migrar, vc pode emular com uma SP.

Tipo:
Contador := 10;
for select ...
into ... do
begin
  if (Contador > 0) then
  begin
    Contador := Contador - 1;
    ...
    suspend;
  end;
end;

Não lembro se o IB6 tem cursores, acho que seria mais eficiente.

não existe forma nenhuma ?

Responder

Gostei + 0

30/01/2005

Edilcimar

faça um order by
se existir um ordem decrescente coloque e pegue os 10 primeiros, caso não exista pegue os 10 últimos

Responder

Gostei + 0

31/01/2005

Essistemas

Pegando carona,
eu utilizo o firebird e como utilizo este recurso
no Fb
Obrigado a tds !!

Responder

Gostei + 0

31/01/2005

Thomaz_prg

No firebird 1.5, vc pode fazer assim:

select first 5 * from tabela

Responder

Gostei + 0

31/01/2005

Emerson Nascimento

na verdade o FIRST existe desde a versão 1.0 do FB.

já que você utiliza IB6, eu recomendo que vc utilize o FB (mesmo que seja a versão 1.0, onde diz-se que são idênticos). Você terá a vantagem de utilizar um software com vários bugs corrigidos.

Responder

Gostei + 0

31/01/2005

Walter Faria

Boa tarde, bom pegando tb uma carona neste topico, O interbase realmente nao suporta ( select first 5 * from tabela ). Ta mais como posso migrar do INTERBASE p/ FIREBIRD . O Fire tem aplicativo igual ao IBConsole do Interbase. Minha base de dados é : Banco.gdb

Gostaria de saber estas informações , pq seria muito util para o meu sistema... valeu !!!

Responder

Gostei + 0

31/01/2005

Vinicius2k

[quote:e1e6df48d5=´Walter Faria´]como posso migrar do INTERBASE p/ FIREBIRD. [/quote:e1e6df48d5]
1. Faça um backup do seu banco de dados no IB
2. Desinstale o IB. Removendo manualmente a GDS32.DLL se for necessário.
3. Instale o FB. Se for o FB 1.5.x utilize o ´modo de compatibilidade´, sugerido ao final do setup. Este modo irá criar uma cópia da FBCLIENT.DLL com o nome de GDS32.DLL dando compatibilidade as suas aplicações baseadas na antiga API do IB com o FB 1.5.x
4. Restaure o backup do seu banco no FB.

[quote:e1e6df48d5=´Walter Faria´]O Fire tem aplicativo igual ao IBConsole do Interbase. Minha base de dados é : Banco.gdb[[/quote:e1e6df48d5]
Com o FB 1.0 vc pode utilizar o IBConsole, normalmente. Mas como ele não acompanha a instalação, faça o download apenas do IBConsole em : http://codecentral.borland.com/codecentral/ccweb.exe/author?authorid=102

Com o FB 1.5 será obrigatória uma ferramenta externa, ou vc terá de utilizar apenas o console ISQL.
Eu utilizo o IBExpert -- http://www.ibexpert.com (versão personal Free) --, mas também existe o IBManager -- http://www.sqlmanager.net/products/ibfb/manager -- que agora conta com uma versão ´Lite´ que é free. Ambas são boas ferramentas, mas tem algumas diferenças de recursos nas versões free, por exemplo:
O IBExpert tem backup/restore e não tem Grant Manager, já o IBManager tem Grant Manager, mas não tem backup/restore.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar