Fórum Consulta SQL #277504
15/04/2005
Galera, nao sei se é possível mas preciso muito disso. Tenho 2 bancos de dados ACCESS, preciso gerar uma consulta em SQL onde utiliza tabelas inseridas nos dois, uma em cada arquivo ACCESS. Espero que possam me ajudar.
Utilizo esse esquema pois um das tabelas do banco é muito gde e não é utilizada muito no sistema por isso deixa-a em um banco separada p/ melhorar a performace.
Vincule a(s) tabela(s) do banco A ao banco B. A partir do banco B você poderá referenciar a(s) tabela(s) do banco A.
Caro amigo, foi uma excelente idéia, mas ainda há um problema, caso mude os bancos de lugar o vinculo nao funciona, pois o usuário do sistema é quem vai determinar o local que ira ser instalado o sistema, respeitando o detalhe de ambos Bancos estarem na mesma pasta um do outro. Agredeço se puder me ajudar.
crie uma tela para o usuário indicar e grave esses dados em um arquivo ini que o seu sistema saiba onde vai tar... ai qndo o sistema abrir vc consulta esse arquivo ini e vai no caminho indicado...
Caro Anorex, o problema não é o sistema encontrar o banco de dados e sim, qdo o banco de dados nao estiver na mesma pasta em que estavam qdo fiz o relacionamento entre os bancos.
Ex.: Abri um dos bancos, fiz o relacionamento, beleza, funcionou. Fechei e mudei ambos para outro local em disco, qdo reabri a o banco onde foi feito relacionamento e tentei abrir a tabela relacionada o mesmo nao mais funcionou, dizendo que nao encontrou, exibindo uma mensagem de erro com o caminho onde antes estavam os mesmos Bancos de Dados.
Agredeço desde já pela ajuda e opiniões.
Coloque os 2 bancos na mesma pasta e teste a conexão ao abrir, se der erro recrie a conexão em runtime com o caminho correto.
O erro nao é na hora do sistema conectar ao banco de dados, altera a string de conexão já é feita, o problema são os relacionamentos feitos entre os Bancos que nao funcionam se os mesmos forem movidos p/ outro local, a solução seria então alterar o caminho dos relacionamentos no Banco de Dados, isso teria que ser feito via código em Delphi, coisa que infelismente não sei fazer, se puderem me ajudar ficarei muito grato.
Detalhe, alterar a conexão via programa já é feita, o relacionemento de tabelas entre os bancos que não...
Obrigado + 1 vez;;;
vc naum pode juntar os dois bancos ne um só?
Nao, pois um dos bancos possui uma tabela c/ uma qtde muito gde de registros os quais nao sao acessados c/ muito frequencia no sistema, por isso era preferivel deixá-la em um banco separado visando melhorar a performace do sistema.