Fórum Consuta SQL #176074
20/08/2003
0
Tenho um tabela em paradox com os campos ( Nome , vaga),
Como faço uma consulta em SQL que pegue o ultimo cadastro referente o Nº da Vaga que eu digita p/ fazer a consulta ...........
Ex:
[b:21ffd83e13]NOME VAGA
[/b:21ffd83e13]Paulo 3
Tiago 2
Walter 4
João 2
Maria 2
Patrícia 1
Conclusão ............Quando eu digitar o Nº =2 no Edit e Click no botão , da o resultado da consulta = Maria.................Agradeço ......Jairo-GO
Como faço uma consulta em SQL que pegue o ultimo cadastro referente o Nº da Vaga que eu digita p/ fazer a consulta ...........
Ex:
[b:21ffd83e13]NOME VAGA
[/b:21ffd83e13]Paulo 3
Tiago 2
Walter 4
João 2
Maria 2
Patrícia 1
Conclusão ............Quando eu digitar o Nº =2 no Edit e Click no botão , da o resultado da consulta = Maria.................Agradeço ......Jairo-GO
Jairo-go
Curtir tópico
+ 0
Responder
Mmtoor
Caro amigo Jairo. Creio que posso ajudar.
Vamos do começo.
Estrutura da tabela:
Codigo * +
Nome A 35
Vaga N
A partir dai, pela lógica, sempre que você cadastra um usuário, o campo código incrementa +1 sem que seja possível o usuário obter controle sobre ele, com a vantagem de nunca repetir um código.
A sua pesquisa deve ser realizada de forma a ordenar os dados em forma decrescente tendo como objeto de pesquisa o número da vaga, por exemplo:
Var
Vaga: String;
begin
Vaga:= Edit1.text; //Local onde você vai inserir o número para pesquisa
query1.Close;
query1.SQL.Clear;
query1.SQL.Text := ´SELECT * FROM vaga WHERE vaga =:pvaga ORDER BY codigo desc´;
query1.ParamByName(´pVaga´).AsString := Vaga;
query1.Prepare;
query1.Open;
dbgrid1.SetFocus;
ShowMessage(´Total de registros encontrados na pesquisa: ´ + IntToStr(datamodule1.query12.RecordCount));
O seu form precisa conter um edit, um dbgrid e um btn.
Espero ter ajudado.
whiteband@ig.com.br
Vamos do começo.
Estrutura da tabela:
Codigo * +
Nome A 35
Vaga N
A partir dai, pela lógica, sempre que você cadastra um usuário, o campo código incrementa +1 sem que seja possível o usuário obter controle sobre ele, com a vantagem de nunca repetir um código.
A sua pesquisa deve ser realizada de forma a ordenar os dados em forma decrescente tendo como objeto de pesquisa o número da vaga, por exemplo:
Var
Vaga: String;
begin
Vaga:= Edit1.text; //Local onde você vai inserir o número para pesquisa
query1.Close;
query1.SQL.Clear;
query1.SQL.Text := ´SELECT * FROM vaga WHERE vaga =:pvaga ORDER BY codigo desc´;
query1.ParamByName(´pVaga´).AsString := Vaga;
query1.Prepare;
query1.Open;
dbgrid1.SetFocus;
ShowMessage(´Total de registros encontrados na pesquisa: ´ + IntToStr(datamodule1.query12.RecordCount));
O seu form precisa conter um edit, um dbgrid e um btn.
Espero ter ajudado.
whiteband@ig.com.br
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)