Contrato, documentação de sites

19/11/2015

0

Boa noite a todos do forum, contratos, documentações são itens menos mencionados, principalmente em cursos, presenciais ou online, isso é cultural mesmo, é necessário fazer? Eu acho que sim, mas mal vejo sendo citado.
Silvio Arruda

Silvio Arruda

Responder

Posts

19/11/2015

Marcelo Pastore

Uma verdade, não lembro de ter sido discutido isso, apenas uma vez sobre a questão de "entrega do site" em que me falaram que as condições deveriam ser documentas(contrato).
Responder

20/11/2015

Silvio Arruda

É um assunto que vejo pouco sendo discutido.
Responder

20/11/2015

Jothaz

Contrato é fundamental para qualquer tipo de serviço que você vá contratar ou prestas. Eu tenho como habito sempre que vou contratar algum serviço fazer um contrato por mais simples que seja. Legalmente pode não ter valor, mas deixa os termos claros o que já ajuda.

Quando vou prestar algum tipo de serviço faço questão de criar um contrato o mais claro possível, assim evito que o cliente fique incluindo um monte de demandas que inicialmente não estavam previsto (claro que pequenas mudanças não tem problemas, mas algumas mudanças solicitadas podem ser estruturais o que complica) e servir para definir o ponto de corte onde o produto será entregue. Quer qualquer alteração vai ocorre mudanças no valores e prazos acertados.

Documentação é realmente negligenciado, apesar de que na minha opinião é uma das disciplinas mais importantes em projeto de TI. Acredito que esta negligência se deva ao amadorismo, preguiça e falta de capacidade mesmo. Sempre trabalhei em projetos de grande porte então fui "doutrinado" a dar suam importância a uma documentação clara, coesa, correta e concisa. Tenho consciência de que usar o RUP e UML com todos os artefatos para um projeto pequeno é inviável. Mas mesmo pequenos projetos devem ser documentados com: escopo, lista de requisitos, pelo menos diagrama de classes, modelo de dados e caso de uso.

Alguns projetos que participei simplesmente não andam por desencontro de informação. Ou o usuário não consegue passar o que queria para os analistas, ou os analista não conseguiram descrever os requisitos para os programadores. Ao contrário doe que se pensa um projeto (principalmente o de médio e grande porte) gasta mais horas (60 a 70%) em planejamento e 30% a 40% na codificação.

Outro ponto importantíssimo é que sem uma documentação decente fica quase impossível criar os roteiros de testes e testar (usando um equipe de Testers e não testes viciados dos programadores) o projeto. Como a equipe de Testes vai testar se não se sabe como a aplicação deveria se comportar?

E claro a documentação é fundamental para manutenção, pois é certo que qualquer projeto vai necessitar manutenção.

Uma coisa que noto que aqui no fórum é que em 80% dos posts o postante não consegue descrever o que deseja, simplesmente não consegue se expressar. E nem falo de erro de português, mas sim da incapacidade ou preguiça de descrever de forma claro o que deseja ou precisa.

Acho interessante este tipo de discussão, mas pela experiência que tenho é "jogar perolas aos porcos".
Responder

20/11/2015

Marcos P


Uma coisa que noto que aqui no fórum é que em 80% dos posts o postante não consegue descrever o que deseja, simplesmente não consegue se expressar. E nem falo de erro de português, mas sim da incapacidade ou preguiça de descrever de forma claro o que deseja ou precisa.


Perfeito !
Responder

20/11/2015

Silvio Arruda

Boa tarde Jothaz, muito obrigado pelas palavras, contribuiram de verdade, mas finalizou com um comentário infeliz, me desculpe, mas achei, nem todo mundo sabe, apenas expressei o que é pouco discutido e muito menos informado, como mesmo explicitou "Documentação é realmente negligenciado", antes de fazer minha pergunta fiz uma pesquisa e só achei documentos prontos que não ajudaram em nada sobre a questão que propus aqui, a minha pergunta foi alem de uma explicação de documentação, queria realmente ter uma ideia, uma opinião sobre isso, mais uma vez eu agradeço pela resposta.
Responder

20/11/2015

Marcelo Pastore

É uma verdade que documentação é deixado de lado até para sistemas robustos, no sentido de fazerem por obrigação, não dão a atenção que merece.
Responder

20/11/2015

Jothaz

Prezado ou eu não tenho a didática necessária para postar ou você não conseguiu entender o que escrevi. E ai mais uma vez confirma-se o que eu o disse no post sobre a dificuldade de se comunicar. E todos os maus entendidos que surgem disto.

Sempre, ou na medida do possível, tento pautar minha respostas com argumentos técnicos, educação e pela franqueza, mas não sou o podemos chamar de um posso de meiguice. Nunca em nenhum momento desqualifiquei ou desmereci seu post. Dei minha visão pessoal baseada em minha vivência e experiência, assim, claro estou aberto a criticas, correções ou com opiniões adversas.

Não sei qual comentário meu você considerou infeliz, mas como somos humanos e limitados e este tipo de coisa acontece. E se você se sentiu ofendido, sinceramente não tive intenção de ofendê-lo. E me desculpe, mas sinceramente em nenhum momento fiz nenhuma referência desabonadora a você ou ao post.
Sei que "nem tudo mundo sabe" e este fórum é dedicado a iniciantes, mas nem falo de conhecimento, falo mais de preguiça mesmo. Mas sinta-se a vontade para discordar, como alguns outros participantes podem concordar. O que me incomoda é o coitadismo e isto acontece muito hoje em dia.

Mas não retiro a opinião expressada, pois é como vejo a questão é o meu ponto de vista e não vejo ofensa foi somente um constatação. Claro que você pode não concordar! E a riqueza de um fórum é justamente a diversidade. E prefiro um "deslike" honesto que um "like" falso.

Considero o post tão relevante que me dispus a compartilhar e discutir o assunto.

Segundo a antiga sabedoria Chinesa: "Nem todas as palavras boas são realmente boas, como nem todas as palavras más são realmente más."

Desejo-te boa sorte e bons estudo.
Responder

20/11/2015

Silvio Arruda

Concordo com o que disse, mas a discordancia faz parte e entendo sua sinceridade e deve permanecer assim. Sem mais, só agradeço pela grande ajuda prestada.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar