Controle de Acesso ao Programa

26/08/2004

0

Srs, estou desenvolvendo uma aplicação usando delphi7 + Firebird1.5 e os componentes DBExpress, tais como ( sqldataset, clientdataset, datasetprovider e sqlclientdataset), mas eu preciso também de implementar um controle de acesso a nível de usuário, onde desejo poder controlar os menus que alguns usuários poderão ver, controlar ações de inserção/gravação e alteração/exclusão de dados. Como sou iniciante, eu não tenho ainda a mínima idéia de como implementar esta melhoria no progrma, algum de vcs poderiam me auxiliar?

Desde já agradeço a atenção.

Abraços.


Programalista

Programalista

Responder

Posts

26/08/2004

Thomaz_prg

Bom, em uma tabela vc ria os usuarios e em outra o que ele pode ver/fazer. Exemplo da estrutura:

Tabela Usuarios
id_usuario //Chave primaria
Login
Senha

Tabela Aplicacoes
id_aplicacao //Chave Primaria
titulo_aplicacao //Titulo que aparece nos menus
Procedimento_Funcao //Referencia a funcao que ele executa

Tabela Permissoes
id_permissao //Chave primaria
id_usuario //Indica de qual usuario se trata
id_applicacao //Indica qual aplicacao esta sendo liberada


No caso de Procedimento_funcao, pode ser um valor numérico que utiliza uma actionList.


Responder

27/08/2004

Programalista

Ok Thomaz, vou tentar implementar desta forma.
qq coisa entrarei novamente em contacto.


Responder

27/08/2004

Ipc$

Quanto aos menús, é relativamente simples, agora quanto às tabelas, vc terá que ter:
Uma tabela de usuário/tabela com flags de pode-incluir e pode-excluir registros.
Uma tabela de usuário/tabela/campo com flags de read-only p/ alteração e se o campo vai ser visível ou não.
Crie um programa p/ dar manutenção à estas tabelas, onde só os administradores do sistema terão acesso.
Alimente as tabelas quando houver alguma restrição, ou seja, se não veio nada p/ aquele usuário, então ele terá acesso a tudo.
A partir daí, sua aplicação carrega as informações de acordo com o login e disponibiliza os dados conforme as restrições.

ps: Acho isso uma coisa muito relevante num sistema e nem todos possuem esse tipo de segurança. Vá em frente que vc não vai se arrepender.


Responder

27/08/2004

Dopi

Lá vou eu com mais uma sugestação de OpenSource.....

Espero nao provocar polemica dessa vez.... ;-)

Segue abaixo link de projeto OpenSource, compativel com DBX, para controle de usuários...

http://usercontrol.sourceforge.net/


Responder

27/08/2004

Ipc$

Também pode ser uma solução, tudo depende da sua necessidade e urgência. Uma coisa é desenvolver, outra é estudar os componentes já prontos p/ depois alterá-los.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar