Controle de Caixa - Sangria

26/04/2012

0

Bom Dia
Estou com um problemas em entender a questão da sangria/reforço no fluxo de caixa em um sistema que estou desenvolvendo, a questão é a seguinte:
Digamos que eu tenha 3 Caixas, eu posso registrar em uma tabela a abertura e fechamento diário dos mesmos:

Tabela: Fechamento
Codígo
Codigo Caixa
Data/Hora Abertura
Saldo Abertura
Creditos
Débitos
Saldo Fechamento
Data/Hora Fechamento

Tabela: Movimentações
Código
Código Caixa
Data/Hora
Histórico
Valor
Moeda
Operação

A cada venda eu registro o valor na tabela movimentações, utilizando o código do caixa em que foi efetuada a venda assim posso somar os valores para o fechamento em cada caixa. O problema são as operações de sangria/reforço que seriam efetuadas retirando o dinheiro do caixa para, por exemplo, serem guardados no cofre.
Como eu deveria armazenar esta operação, sendo que o valor deve ser descontado do caixa, para que a contagem do dinheiro esteja correta no final do dia, mais não é um débito ou crédito, é apenas um valor que foi transferido de lugar, ainda constando em posse da empresa.

Posso marcar esta operação como uma transferência na tabela movimentações e não somar no fluxo de caixa,apenas no fechamento ou seria melhor outra abordagem? A sangria pelo que andei pesquisando seria um débito no caixa, mais o dinheiro apenas mudou de lugar e ainda consta em posse da empresa. Eu deveria criar um caixa Geral onde posteriormente efetuaria uma operação de crédito após a operação de débito que a sangria efetuaria?

Desculpem pelo post longo.

Obrigado
Walter Desidera

Walter Desidera

Responder

Posts

26/04/2012

Joel Rodrigues

Boa tarde.
Eu acredito que você possa fazer da seguinte forma: os tipos de movimentação deve ser fixos, ou seja, você sabe exatamente quais tipos existem (VENDA, SANGRIA, etc). Para fechar o movimento do caixa (individual), a sangria deve ser subtraída do valor, afinal, foi retirada do caixa. Para o fechamento do valor arrecadado total, ou seja, considerando todos os caixas, a sangria não pode ser subtraída nem somada, pois trata-se de um valor que já entrou de alguma outra forma já registrada.
Creio que isso te ajude.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar