Controle Estoque 1 produto varios fornecedores

02/01/2010

0

Boa Noite programadores de plantão em pleno ano novo! !!   É o seguinte, tenho a seguinte duvida.   Estou criando um controle de estoque onde o produto é derivado n vezes.EX marcas,tipos,tamanhos etc... nessa tabela eu tenho o codigo ID_Produto que é auto numerado e COD_BARRAS, e um outro codigo para manter a ordem numerica dos produtos(exigencia do cliente), alem das FKs refrentes a outras tabelas... ate aqui tranquilo.   Na Tabela produto tenho ainda os campos qtde_atual,qtde_minima,qtde_maxima,valor_custo,valor_venda,margem_lucro   Tenho uma outra tabela chamada ENTRADA_NF, e ITENS_NF_ENTRADA   O problema é o seguinte qual a melhor maneira de controlar os produtos quando houverem 3,4, ou ate N fornecedores do mesmo produto, EX COCA COLA.   o correto é manter o codigo de barras nas 2 TABelas e atualizar po9r esse codigo?   criar um campo cod_fornecedor(que representaria o codigo desse produto em determinado fornecedor?   fazer pesquisa por texto de descricao do produto? (problemas com digitação irregular)   ou alguma outra solução mais pratica?   Qual a melhor maneira de estruturar essas tabelas?   por favor de repente surgiu essa duvida e deu um nó na minha cabeça   Conto com a colaboração de todos      
Otavio Pimenta

Otavio Pimenta

Responder

Posts

03/01/2010

Marcus Cordeiro

Bom, o certo seria você cadastrar, para cada fornecedor, um produto. Ex; Aqui na empresa que trabalho (Transporte Urbano), nós temos em estoque os Pneus dos ônibus, nós temos vários fornecedores tipo (PIRELLI, MICHELAN), e outros que fazem recapagem, então ficaria assim: ================================================================================   código : 0001 produto : Pneu 175/65 R14 Fornecedor : 01 - Pirelli Referência : alguma referência que direfencie uma marca da outra. Pode ser o código do produto usado pelo proprio fabricante. Preço : R$ 1.500,00   ================================================================================   Código : 0002 produto : Pneu 175/65 R14 Fornecedor : 02 - Michelan Referencia : idem Preço : R$ 1.100,00   ================================================================================     Uso assim por que existem direferenças entre fornecedores. A referncia do pneu da Michelan não é a mesma da Pirelli, o tamanho, o raio sim, mas existem outras que são específicas de cada fornecedor, tipo o PREÇO, DURABILIDADE, QUILOMETRAGEM, etc.   Nos itens da nota fiscal, você vai atualiza a quantidade do produto refente aquele fornecedor. Vai selecionar o código do produto que pertece aquele fornecedor da nota que você está cadastrando.   Não sei se fui bem claro, mas qualquer dúvida, posta aqui que farei o possível pra ajudar!!     Abraço
Responder

04/01/2010

Otavio Pimenta

Grato pela resposta!!   Entendi seu raciocinio e tambem estava seguindo esta linha em um sistema anterior que fiz.   Agora porem cai nessa duvida,o sistema anterior era assim: EX   cod_produto: 00001 (gerado pelo sistema) descricao: coca_cola qtde_atual: 120 qtde_maxima: 200 cod_fornecedor: 00010(gerado pelo sistema) cod_produto_fornecedor: 012541 (esse é o código que vem na nota do fornecedor onde eu atualizava o estoque)   se eu fizer isso agora vai acontece o seguinte  10 forncedores de coca cola = 10 produtos no sistema (redundancia)   entao a solucao seria tirar o codigo do forncedor da tabela produto?   devo ou nao manter o "cod_produto_fornecedor"?   ou so controlo os produtos e seus fornecedores na tabela de entrada de estoque?   que bagunça....   Mais uma vez grato pela atenção   Até mais      
Responder

06/01/2010

Emerson Nascimento

creio que o melhor seria ter a tabela de produtos somente com os dados do produto: tipo, cor, tamanho, etc.
e uma tabela para relacionar produtos x fornecedores.

algo assim:

produtos:
-------------------------------------------
cod_produto: 00001 (gerado pelo sistema)
descricao: coca_cola
qtde_atual: 120
qtde_maxima: 200
tamanho, voltagem, etc...

fornecedores:
-------------------------------------------
cod_fornecedor: 00010 (gerado pelo sistema)
nome: distribuidora de bebidas etc e tal
cnpj, endereço, etc...

cod_fornecedor: 00055 (gerado pelo sistema)
nome: alambique 3 irmãos
cnpj, endereço, etc...

produtosxfornecedor:
-------------------------------------------
cod_produto: 00001
cod_fornecedor: 00010
cod_produto_fornecedor: 012541
prazo_entrega: 3 dias
preço: R$ 2,2

cod_produto: 00001
cod_fornecedor: 00055
cod_produto_fornecedor: 3510
prazo_entrega: 5 dias
preço: R$ 2


no exemplo acima, dois fornecedores oferecem o mesmo produto, porém cada um tem seu código distinto, prazo de entrega, preço, etc.

Responder

09/01/2010

Otavio Pimenta

Opa!!! Belezuar, emerson valeu pela dica, me ajudou a desmanchar um nó aqui.... Um abraço....
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar