Fórum Conversão de Banco para versão mais antiga. Não tem mesmo??? #60294
11/11/2008
0
Ando bem encucado com este problema. Será que o Firebird não possui, nativamente, um modo de converter um Banco numa versão para outra versão anterior (exemplo: de 2.1 para 1.5)?
Fala sério!
Crpavao
Curtir tópico
+ 0Posts
11/11/2008
Rodolpho123
Para o seu caso, exite sim:
[url]http://www.download3k.com/EMS-Data-Pump-for-InterBase-Firebird/Download-Free-ibdatapump.zip.html[/url]
Gostei + 0
11/11/2008
Crpavao
mas esta Datapump não é free e questiono aqui como uma ferramenta, do porte do Firebird, não tenha uma ferrramenta nativa de conversão para outras versões anteriores. Sinceramente é decepcionante.
Gostei + 0
12/11/2008
Rodolpho123
Nunca vi ou ouvi nenhum caso em que alguém ou alguma empresa tenha atualizado uma versão de BD (qualquer um) e depois tenha voltado esta mesma base para uma versão anterior. Quando alguém deseja atualizar a versão do seu BD, geralmente eles realizam testes em uma base descartável e após validado, aí sim mandam para produção. Acredito que a única grande funcionalidade ainda não existente do FB é o backup de dados por tabela, que neste caso, ajudaria em seu problema....
Gostei + 0
12/11/2008
Crpavao
Sou desenvolvedor e tenho vários programas usando o Firebird 1.5.
Comecei a testar o 2.1 e depois resolvi voltar ao 1.5, pois tenho clientes longe da minha sede e eles não tem condições técnicas para mudar de versão.
Com toda esta alteração agora tenho bancos 1.5 e 2.1.
Não quero mudar agora para o 2.1 por não ter certeza que esta mudança vá me acarretar transtornos.
E quero voltar todos para a versão 1.5.
Sacou a razão desta minha preocupação?
Já pensei em fazer um backup na munheca (gerando arquivo CSV) e um restore tb na munheca, mas tenho a sensação de estar reiventando a roda.
Gostei + 0
12/11/2008
Rodolpho123
Não vejo como ´reinventar a roda´ no seu caso. Se vc deseja realmente voltar o versionamento do seu BD, esta será a única solução conhecida até o momento. Nem o Oracle faz este tipo de restore, ou seja, gerar backup da versão 11g para o mesmo ser importado na versão 9i.
Gostei + 0
12/11/2008
Crpavao
Rodolpho, valeu, cara!
Qq coisa estamos por aqui.
Grande abraço,
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)