Fórum conversao do delphi 2010 para delphi xe2 #418645
17/06/2012
ola pessoal, tenho um sistema que foi feito em delphi 7, acabei de converter para o delphi 2010, e agora estou pensando no novo delphi xe2, os dados para conversão são
delphi 7 , o sistema era em paradox, foi convertido para
delphi 2010, Cliente servidor, com dbexpress e firebird 2.5
e agora queria saber qual o processo a ser feito para uma
nova conversão, e se existe algum programa que fax a conversão
ou se tenho que fazer a conversão manual, quais os pontos basicos
para esta conversão
se me ajudarem fico grato
edson garcia de melo
Posts
voce ja tentou instalar o xe2 e os componentes que voce utiliza e compilar o projeto, pois eu acredito que não haja necessidade de manutenção no codigo para a conversão dessas versões
ola bruno leando
instalei e ja olhei que o xe2 roda vcl, me referia ao firemonkey acho que este e o nome certo, pensei que o delphi xe2 usava esta nova opção somente, pensei que o vcl teria sido tirado, mas quando verifiquei vi que não existe os dois, mas ai aproveitando e a conversão para este novo sera que seria possivel
atenciosamente
edson garcia de melo
Pelo que assisti nas paletras da embarcadero, pois não tenho ainda boa esperiencia com o firemonkey, acredito que a melhor opção da conversão de vcl para firemoney seria a criação de um novo projeto pois foi alterado totalmente até a forma de programar, utilizando o LiveBinding para criar as associações entre componentes e datasource e outros associações, pois agora quando ocorrer um evento voce pode chamar outros eventos apenas criandos as associações, por visualizar o firemonkey como uma evolução grande não acho viavel a conversão, mas sim a criação de um novo projeto.
22/06/2012
Joel Rodrigues
Existem umas ferramentas para migrar, se não me engano, só não lembro os nomes das mesmas. Lembro apenas que uma delas era paga, não sei a outra.
pois e bruno , se eu tiver que refazer todo meu projeto, pra mim não compensa esta conversao, mas verifiquei que o firemonkey, tem componentes diferentes, me empouguei (nao sei se e assim que escreve, mas), se tiver que refazer estou fora
obrigado
O FireMonkey é apenas um FrameWork que vem dentro do Delphi XE 2, assim como a VCL e RTL o Firemonkey usa da biblioteca chamada FMX, ou seja se você esta dentro da IDE Delphi XE 2, e existir componentes em ambos as IDE (Delphi e Firemonkey) você pode utilizar o FMX, EX: FMX.Dialogs e VCL.Dialogs, isso faz com que você utilize atributos do Dialogs totalmente diferentes, lembrando que a tipagem do tipo de Variável STRING esta bastante recheado no XE2, e vai exigir algumas adequações.
O FireMonkey permite que você desenvolva em 3D e HD, se você quer utilizar esses recursos em seu sistema migrado, terá que reescrever mesmo, pois esses recursos só existe na FMX.
Vauder Nascimento
NBS - Inovaçoes em Sistemas
ola Vauder Nascimento, pois e o sistema e grande e pra mim refazer, fica trabalhoso, sem contar que não conheço o assunto, tenho mesmo e que me contentar com a VCL mesmo, mas obrigado pela explicação.
atenciosamente
edson garcia de melo