Crescimento do banco

04/09/2013

0

uma duvida me surgiu...quando o banco ja está ocupando um grande espaço, o que devemos fazer alem de colocar mais espaço?(HD) e como mudar a localização do novo espaço e não esquecer os dados no HD cheio?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

04/09/2013

Fabiano Carvalho

Assunto complexo, e que não é minha praia, conheço mais sobre desenvolvimento!
Mas acredito que seja algo relacionado a fillfactor,indice, me corrijam se eu estiver enganado..
Responder

04/09/2013

Deivison Melo

Geralmente há situações em que um dba (administrador de banco de dados) do Analysis Services deseja que um determinado banco de dados resida fora da pasta de dados de servidor. Estas situações são normalmente orientadas por necessidades comerciais, como melhorar o desempenho ou expandir o armazenamento. Para tais situações, a propriedade DbStorageLocation do banco de dados permite que o dba Analysis Services especifique o local do banco de dados em um disco local ou dispositivo de rede.

Boa sorte e bons códigos!!!
Responder

04/09/2013

Mariana Carvalho

Assunto complexo, e que não é minha praia, conheço mais sobre desenvolvimento!
Mas acredito que seja algo relacionado a fillfactor,indice, me corrijam se eu estiver enganado..


tambem estou perdida com isso. rsrsrsrs
Responder

04/09/2013

Mariana Carvalho

Geralmente há situações em que um dba (administrador de banco de dados) do Analysis Services deseja que um determinado banco de dados resida fora da pasta de dados de servidor. Estas situações são normalmente orientadas por necessidades comerciais, como melhorar o desempenho ou expandir o armazenamento. Para tais situações, a propriedade DbStorageLocation do banco de dados permite que o dba Analysis Services especifique o local do banco de dados em um disco local ou dispositivo de rede.

Boa sorte e bons códigos!!!


somente com o Analysis Services?
Responder

04/09/2013

Alex Lekao

Oi Mariana, boa tarde/noite!!!

Aqui nosso banco de dados tem crescido consideravelmente e existema alguns recursos no SQL Server que ajudam com relacao a isso.

No SSMS vc clica com o Botao direito em cima do banco e escolha a opcao tarefas e depois reduzir, vc pode escolher arquivo ou banco de dados.

Nesta opcao vc faz uma especie de manutencao no banco e os espacos que estariam fazios seriam liberados, mas em alguns casos, varios deles na verdade... rsrsr, nao resolve muita coisa.

Uma outra coisa que acontece com certa que muitos fazem mas nao eh muito indicado, eh diminuir o tamanho do arquivo de log, que em alguns casos tem quase 4 vezes mais o tamanho do banco.

Eh feito um procedimento de truncagem, se nao me engano, e com isso vc forca a reducao do tamanho do arquivo de log e libera espaco em disco.

Os outros recursos que foram informados tambem sao interessantes.

Dependendo do que for talvez se fazer um arquivo morto seja interessante tbm, so nao sei como eh feito isso, neste caso seria mover para outro banco(espelho do banco atual) os dados de um periodo para traz, nao sei se existe coisa deste tipo, faziamos muito isso a muuuuito tempo atraz e outros tipos de arquivos, nao em bancos de dados relacionais.

Quando vc esta usando um data center ou mesmo um esquema de virtualizacao local, mas com porte legal, profissional no caso, vc consegue ir aumentando o tamanho do hd sem preocupacao, e pagando por isso eh claro... rssrsr

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

04/09/2013

Mariana Carvalho

Alex, obrigada por responder, mas é possivel utilizar uma parte do banco em um HD lotado como apenas historico e no novo HD ter os mais novos?
Responder

04/09/2013

Roniere Almeida

poxa, tinha visto algo parecido mas não lembro aonde, boa abordagem, tambem me interessei pelo assunto.
Responder

05/09/2013

Alex Lekao

Ola Bom dia a todos!!!

Mariana, nao tenho certeza, acredito que seja possivel sim.

Se nao me engano no sql server vc consegue redirecionar por exemplo onde o banco de dados ficara, por exemplo um diretorio chamado arquivo morto e la ficar os arquivos que estariam cheios e no diretorio padrao do ERP por exemplo o arquivo com os dados a serem utilizados.

Se nao me engano tambem vc consegue desmembrar o banco, usando um esquema de files, acredito nao me lembro bem, que vc direciona esses dados.

Mas como nao sou DBA e lido com o SQL faz pouco tempo nao tenho certeza do que eh e nem como faz... rsrs assim fica facil ne?? rsrsr

Para falar a vdd agora acabei de pensar em lancar esse tipo de duvida para o Junior Galvao, esse cara eh muito bom... o cara detona, assino as newsletter dele.

mas eh muito interessante sim esse assunto.

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

05/09/2013

Alex Lekao

Ola Bom dia Novamente... rsrsr

segue link de post aqui do DevMedia falando sobre filegroups, esse eh o nome correto que eu nao lembrava... rssr

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-filegroups-no-sql-server/13723

espero que seja util.

Abraco.
Responder

05/09/2013

Mariana Carvalho

Ola Bom dia Novamente... rsrsr

segue link de post aqui do DevMedia falando sobre filegroups, esse eh o nome correto que eu nao lembrava... rssr

https://www.devmedia.com.br/trabalhando-com-filegroups-no-sql-server/13723

espero que seja util.

Abraco.


acredito que seja isso sim, nem lembrava mais.
Responder

05/09/2013

Alex Lekao

blz... estava tentando ver mais alguns outros links mas ainda nao consegui...

muita correria. rsrsr
Responder

05/09/2013

Roniere Almeida

esse meu artigo tem haver com o assunto?

[url]https://www.devmedia.com.br/particionamento-de-tabelas-no-sql-server-2008-r2/24237[/url]
Responder

05/09/2013

Mariana Carvalho

blz... estava tentando ver mais alguns outros links mas ainda nao consegui...

muita correria. rsrsr


assim que achar, post por favor.
Responder

05/09/2013

Mariana Carvalho

esse meu artigo tem haver com o assunto?

[url]https://www.devmedia.com.br/particionamento-de-tabelas-no-sql-server-2008-r2/24237[/url]


não tinha pensando nessa possibilidade, parece ser uma solução, não acham?
Responder

07/09/2013

Roniere Almeida

não tenho certeza, mas acredito que possa sim.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar