Criação de Menu

05/07/2012

0

Pessoal, como eu faço para criar menus no C#(WEB)? Não precisa ser sofisticado, com degrades e etc... Apenas um Menu suspenso que quando eu passo o Mouse por cima dele, ele já mostra os itens e subitens. Obrigado.

Tem mais uma. Na MasterPage que vem com o C# é possível alterar para criar subitens? Se for, posso aproveitar o código dela, pois é mais ou menos o que eu quero também.
Pjava

Pjava

Responder

Posts

05/07/2012

Flavia Santos

Pessoal, como eu faço para criar menus no C#(WEB)? Não precisa ser sofisticado, com degrades e etc... Apenas um Menu suspenso que quando eu passo o Mouse por cima dele, ele já mostra os itens e subitens. Obrigado.

Tem mais uma. Na MasterPage que vem com o C# é possível alterar para criar subitens? Se for, posso aproveitar o código dela, pois é mais ou menos o que eu quero também.


Bom dia!
Você pode usar o componente de Menu do proprio VS. Você pode colocálo na sua master page, sem problemas.
O carregamento pode ser no HTML (forma não muito usual) ou através de um banco de dados (a forma mais usual é essa).

Exemplo Pelo HTML:

<asp:Menu ID=NavigationMenu runat=server Orientation=Horizontal>
<Items>
<asp:MenuItem Text=Item 01>
<asp:MenuItem Text=Sub Item 01_01 NavigateUrl=~/SubItem01_01.aspx />
<asp:MenuItem Text=SubItem 01_02 NavigateUrl=~/SubItem01_02.asp />
</asp:MenuItem>
<asp:MenuItem Text=Item 02>
<asp:MenuItem Text=SubItem 02_01 NavigateUrl=~/SubItem02_01.asp />
</asp:MenuItem>
</Items>
</asp:Menu>

Exemplo de Menu carregado pelo banco de dados:
Página Html:
<asp:Menu ID=NavigationMenu runat=server Orientation=Horizontal />

Método de carregamento do Menu:
protected void carregarMenu(DataTable dt)
{
foreach (DataRow dr in dt.Rows)
{
var MenuItem = new MenuItem
{
NavigateUrl = dr[CAMINHO_PAGINA].ToString(),
Text = dr[TEXTO_MENU].ToString()
};
NavigationMenu.Items.Add(MenuItem);
}
}

Claro que isso está super resumido, é só para clarear um pouco a idéia de como você pode fazer e criar seu proprio método de carregamento do menu.
Esse exemplo tem apenas um nível de menu, para inserir mais você deve melhorar o método.
E lembrando também que não postei a query para criação do DataTable usado, pois acho que você tenha esse conhecimento. Mas se não souber, sem problemas posta ai que passo um exemplo mais completo.

Abraços.
Responder

05/07/2012

Luiz Eleoterio

Na aba Navigation>menu;
editMenuItens>addroot iten=adiciona no menu
editMenuItens>addchildIten=adiciona sub menus

navigatioUrl=link
tex=texto q vai aparecer
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar