Fórum Criando Função em um DataModule ::: URGENTE!!!!! #192972
05/11/2003
0
Olá galera do fórum!!! Me dêem mais uma ajuda por favor.
Eu estou vindo do VB e estou tomando uma surra com algumas coisas simples no Delphi.
O problema é o seguinte:
Eu quero criar uma função dentro do meu módulo para desabilitar edits que se repetem em vários formulários.
Então eu preciso criar dentro desta função uma variável tipo TForm para poder ser indicado qual formulário é para ser desativada as edits.
Como eu faço para criar essa variável e quando chamar a função, eu determinar o form ao qual eu quero desabilitar as edits.(enrrolei muito????)
Eu tentei fazer o seguinte:
Public
Function desabilita_edit: TForm.
Me desculpem, mas eu estou perdidinho no delphi...não reparem..
quebrem esse galho pr mim por favor. :oops:
Eu estou vindo do VB e estou tomando uma surra com algumas coisas simples no Delphi.
O problema é o seguinte:
Eu quero criar uma função dentro do meu módulo para desabilitar edits que se repetem em vários formulários.
Então eu preciso criar dentro desta função uma variável tipo TForm para poder ser indicado qual formulário é para ser desativada as edits.
Como eu faço para criar essa variável e quando chamar a função, eu determinar o form ao qual eu quero desabilitar as edits.(enrrolei muito????)
Eu tentei fazer o seguinte:
Public
Function desabilita_edit: TForm.
Me desculpem, mas eu estou perdidinho no delphi...não reparem..
quebrem esse galho pr mim por favor. :oops:
Tectaf
Curtir tópico
+ 0
Responder
Leanribas
não entendi muito bem o que vc quer, mas acho e que é isso,
vc quer passar para a função um form e nesse form vc vai desabilitar os edits correto?
procedure Desabilita_Edit(Form : TForm);
var
i : integer;
begin
for i:=0 to Form.ComponentCont - 1 do
if Form.Componests[i] is TEdit then
TEdit(Form.Componests[i]).Enabled := false;
end;
Falou.
Leandro
vc quer passar para a função um form e nesse form vc vai desabilitar os edits correto?
procedure Desabilita_Edit(Form : TForm);
var
i : integer;
begin
for i:=0 to Form.ComponentCont - 1 do
if Form.Componests[i] is TEdit then
TEdit(Form.Componests[i]).Enabled := false;
end;
Falou.
Leandro
Responder
Gostei + 0
05/11/2003
Moliva
Acredito que a melhor saída para seu problema seja um pouco diferente.
Experimente usar um FormPadrão, contendo a procedure que o leanribas postou, e faça todos os seus forms como ´inherit´ deste FormPadrão.
Acredito que assim ficará mais fácil e coerente.
[]s
Moliva
Experimente usar um FormPadrão, contendo a procedure que o leanribas postou, e faça todos os seus forms como ´inherit´ deste FormPadrão.
Acredito que assim ficará mais fácil e coerente.
[]s
Moliva
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)