GARANTIR DESCONTO

Fórum Criar banco de dados e tabelas usando ibexpert #44477

25/05/2004

0

Olá amigos, estou comecando a estudar o firebird e gostaria de saber como faço pra criar um banco de dados e uma tabela simples utilizando o ibexpert

Cláudiogyn

Cláudiogyn

Responder

26/05/2004

Rodolpho123

Olá Cláudio,

Bem, primeiro vc vai em DataBase e clique na opção CreateDatabase. Na palheta Server, vc coloca a opção Local e no campo DataBase, vc seleciona o diretório e define o nome do seu BD. Após issto, UserName: SYSDBA, password: masterkey (obs: o password tem que estar todas a s letras minúsculas). E mande criar o BD. Agora vc vai ter que registrar o mesmo, basta selcionar a versão em Server Version para o FB de sua versão, incluir o mesmo usuário e senha e mantar registrar. Seu BD vai aparecer na sua esquerda. Se ele estiver com o ícone cinza, é sinal de que ele não está conectado, então, clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione Connect To Database. Após conectado, a visualização ficará muito parecida com o WindowsExplorer, e vc verá todos os componentes do seu BD. Clique c/ o botão direito em Tables e selecione em New Table. Agora é só definir os seus campos e caracteristicas.

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Cláudiogyn

Caro Rodolpho, muito obrigado pela dica, consegui criar o BD, as tabelas e ligar no meu form utilizando o Delphi. Agora, se possivel, gostaria de saber como faço pra visualizar os dados que inseri no meu form no Firebird, eu consegui visualizar os dados no ibexpress mas tem como visualizar no firebird, se tem, como fazer. E outra duvida é como colocar o sistema em rede. Obrigado por tudo!!!

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Piunet

Claudio, tbm to começando no firebird e baixei uma apostila q acho q te serve nesse link:

http://www.comunidade-firebird.org/modules.php?name=Downloads&file=index&d_op=MostPopular

Tem uma apostila la com o titulo ´Instalando o Firebird em redes Windows´, é só procurar...e além dessa tbm tem outras bastante interessantes.

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Rodolpho123

Olá Claudio,

Vc se refere à como conectar sua aplicação ao FB?

Responder

Gostei + 0

26/05/2004

Cláudiogyn

É que eu gostaria de colocar o sistema pra rodar em rede, ou seja, dois micros inserindo dados ao mesmo tempo. Estou utilizando a paleta do interbase acho que é IBX e o banco de dados e firebird.

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Rodolpho123

Olá Cláudio,

Bem, o FB assim como o IB funciona geralmente em ambiente C/S. Na ferramente da sua IBX, no seu IBDatabase dê 2 clicks. No item Connection, selecione Remo. No campo Server, vc pode digitar o nome do servidor ou se ele tiver um IP fixo, vc pode inserir o IP. Protocol, vc informa o protocolo usado na rede (o mais usado é o TC/IP). No campo Database, vc define o caminho do seu banco no [b:0e9befd22b]servidor[/b:0e9befd22b] e não pelo drive de rede (se vc tiver). Usuário e senha: SYSDBA e masterkey. Existe uma CheckBox bem embaixo definida LoginPrompt. caso ela esteja marcada, irá mostrar um prompt antes de conectar no BD para vc definir usuário e senha, caso contrário, se conectará automaticamente (desde que vc tenha definido o usuário e senha).

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Rodolpho123

Olá Cláudio,

Bem, o FB assim como o IB funciona geralmente em ambiente C/S. Na ferramente da sua IBX, no seu IBDatabase dê 2 clicks. No item Connection, selecione Remo. No campo Server, vc pode digitar o nome do servidor ou se ele tiver um IP fixo, vc pode inserir o IP. Protocol, vc informa o protocolo usado na rede (o mais usado é o TC/IP). No campo Database, vc define o caminho do seu banco no [b:da0f319930]servidor[/b:da0f319930] e não pelo drive de rede (se vc tiver). Usuário e senha: SYSDBA e masterkey. Existe uma CheckBox bem embaixo definida LoginPrompt. caso ela esteja marcada, irá mostrar um prompt antes de conectar no BD para vc definir usuário e senha, caso contrário, se conectará automaticamente (desde que vc tenha definido o usuário e senha).

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Cláudiogyn

Gostaria de saber como faço pra visualizar os dados que inseri no meu form no Firebird, eu consegui visualizar os dados no ibexpress mas tem como visualizar no firebird, se tem, como fazer? O meu firebird está instalado assim: Menu iniciar > Programas > Firebird 1.5 e depois as opçoes são: readme, releasenotes, guardiam. Tem como criar tabelas e o banco de dados no firebird mesmo ou só utilizando o Ibexpress

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Rodolpho123

Olá Cláudio,

O IBExpert é uma ferramententa desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de BD´s, pois a base para todo o desenvolvimento de BD´s é no próprio FB. Procure o diretório do seu FB (default: C:\Arquivos de Programas\Firebird_1_5). Na pasta Bin está o prompt do FB, o isql.exe, onde é feito as instruções SQL. Para vc poder executar o prompt, faça o seguinte: Menu Iniciar> Executar. No campo, vc digita: [b:03c318de8c]C:\Arquivos de Programas\Firebird_1_5\Bin\isql.exe -user SYSDBA -password masterkey[/b:03c318de8c]e dê o Enter. Sua tela ficará parecida com o MS-DOS, com o seguinte prompt:
Use Connect or Create Database to specify a Database

Agora vc já pode criar seu BD pelo FB. Exemplo:
Create Database ´teste.gdb´;

em seguida, vc tem que se conectar:
connect teste.gdb;

e apartir daí vc pode criar suas tabelas:
Create table TbTeste ([campo1] [tipo de campo] ([tamanho do campo]));

e assim por diante.
Aconselho a vc procurar algumas apostilas de FB pois os comando são muitos, que se eu fosse informar por aqui levaria o dia todo.

Responder

Gostei + 0

27/05/2004

Cláudiogyn

Como criar o autoincremento com o Ibexpress, ja tentei de todas as formas mas não deu certo

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar