Criar instalador no Delphi

01/06/2013

0

Fiz um sistema no Delphi, com ADOconnection, ADOQuery e Banco de dados access

Como saber quais as dlls ou quais outros arquivos que devo intalar para o meu aplicativo do delphi funcionar perfeitamente em outro pc, que não tem o delphi 7 instalado e nem o interbase.
Paulo

Paulo

Responder

Post mais votado

03/06/2013

Seguinte companheiro programador,

Se seu aplicativo é um executável único, não irá precisar de anda além de seu executável, pois o Delphi compila se aplicativo num executável único pegando todas as dcu e incorporando ao seu executável. Quando sua aplicação é modularizada a conversa é outra. APra este último caso você terá que distribuir todas as bpls (que possuem as units que voce usou, erroneamente falando) que utilizou na sua aplicação, inclusive as bpls de componentes do Delphi como a vcl, rtl,...Porém se voce utilizou uma bpl a qual incorpora na compilação todas estas units das outras bpls (embutido em uma bpl única de sua aplicação) só precisará logicamente distribuir sua bpl e seu executável apenas e nada mais.

Máquina virtual não tem nada com Delphi é um recurso de virtualização de sistemas. É como ter vários computadores em um só e isto se faz com a ajuda de um software especifico como VMWare, Virtual Box, Boch, Microsoft Virtual Machine e por ai vai. A cada máquina virtual precisa ser instalado um sistema operacional nele obviamente. É um ótimo ambiente de testes para realizar sobre aplicações que serão distribuídas.

Instaladores de aplicativos, se desejar construir um utilize um gratuito e excelente o InnoSetup que monta e faz pacotes de instalação de seus programas.

Pelo que vejo tens poucas experiências em desenvolvimento RAD, comece a aprender o básico através de lógica de programação e depois vai avançando para o desenvolvimento. Programar não é apenas jogar meia dúzia de componentes na tela e esta pronto. É um trabalho árduo e de muitos estudos. As linguagens e ferramentas são apenas recursos para atender uma questão.

Abraços.

Guilherme Wiethaus

Guilherme Wiethaus
Responder

Mais Posts

01/06/2013

Claudia Nogueira

Difícil falar assim, já que cada software tem suas particularidades.
A priori, instalando o access já funcionaria, mas pra saber mesmo, instala uma máquina virtual aí mesmo, e copia o executável e o banco de dados. Vai tentando abrir, ele vai solicitando as dlls, e você vai copiando/instalando até você saber.
Eu tenho sistemas feitos em Delphi com firebird, só que utiliza ECF, NF-e e etc. Então além de instalar o Firebird, copiar os EXEs, ainda preciso ter as DLLs dos fabricantes, instalar o Framework 2.0, além do mais, o midas.dll, ou declarar MidasLib nos uses do principal form.
Responder

02/06/2013

Paulo

Difícil falar assim, já que cada software tem suas particularidades.
A priori, instalando o access já funcionaria, mas pra saber mesmo, instala uma máquina virtual aí mesmo, e copia o executável e o banco de dados. Vai tentando abrir, ele vai solicitando as dlls, e você vai copiando/instalando até você saber.
Eu tenho sistemas feitos em Delphi com firebird, só que utiliza ECF, NF-e e etc. Então além de instalar o Firebird, copiar os EXEs, ainda preciso ter as DLLs dos fabricantes, instalar o Framework 2.0, além do mais, o midas.dll, ou declarar MidasLib nos uses do principal form.


sou novo no delphi. Vc pode me explicar como criar esta maquina virtual e os passos para o teste?
Responder

02/06/2013

Claudia Nogueira

Você tem que escolher algum software para criar máquinas virtuais como o vmware ou virtualbox, depois instalar o Windows e fazer os devidos testes. Se tiver uma outra máquina na sua casa, aí nem precisa, testa nessa outra.
Responder

04/06/2013

Alisson Santos

Gostaria de saber se a duvida foi sanada??
Responder

16/09/2013

Almir Gomes

Gostaria de saber se a duvida foi sanada??

Eu também. Cada um complica mais do que se deve.

Faço minha a duvida também, que é:

Existe alguma diretiva de compilação que indica ao compilador do delphi que todos os arquivos necessários para a execução do aplicativo estarão embutidos (embeds) no executavel?
Responder

17/09/2013

Rodrigo Cordeiro

ADOconnection, ADOQuery e Banco de dados access
Access 2000 ? .mdb ?
Se for, você provavelmente não precisará instalar nada na máq. do cliente.
A partir da versão 98 o windows já vem com o MDAC instalado...
Vc não está usando TClientDataset né ?! senão não esqueça da Midas.dll (ou melhor, poe midaslib no uses)

==================================

Diretiva de compilação para incluir tudo no .EXE !? não! O compilador não vai conseguiria se virar, você poderia estar fazendo chamada dinâmica a bibliotecas, usando ActiveX, etc. Tem que escolher muito bem o que vai usar durante o desenvolvimento para não sofrer no "deploy"
Lembra do BDE ? acho que não vou nem conseguir dormir depois de lembrar daquela assombração. Inclusive ele era o principal motivo de eu usar a combinação ADO+msaccess.

=================================

Instalar máquina virtual para testar o software !? Sempre! o mais próximo da situação real melhor... isso não precisa nem dizer né!? mas não adianta você testar num Win8 e seu cliente vai rodar um WinXP...
Digo mais, procuro ter máquinas virtuais com o ambiente de desenvolvimento também... Os software na versão que preciso, com o banco na versão certa, com os componentes necessários instalados, etc,etc,etc... Se eu trocar de pc nem me importa que SO tá instalado, minha vm vai rodar do mesmo jeito sem perder uma semana tentando deixar o novo do jeito que eu usava... Se a vm ferrar por causa de algum lixo que instalei ou alguma desgraça que fiz no registro do windows, blz... tenho uma cópia compactada, descompacto e continuo o trabalho como se nada tivesse acontecido. Se outro programador precisar continuar meu trabalho ele copia a vm e não precisa se preocupar em instalar nada...
Só uma coisa, não vai deixar os backups dentro da VM!

[]'s

Rodrigo Cordeiro - qmd
qmd@usercontrol.com.br
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar