Fórum Criar Select #256678
29/10/2004
0
Estou precisando criar um select e não estou conseguindo,
E o seguinte tem uma tabela de vendas e outra de duplicatas onde faço a ligação uma com a outra através do numero da venda. Até ai tudo bem a duplicata e gerando na venda.
Só que cada duplicata tem uma forma de pagamento (dinheiro, cheque etc, esta forma de pagamento e cadastrada pelo usuário). Listar a venda e suas duplicatas consegui sem problema, o problema é que o cliente quer que o relatório totalize no final pela forma de pagamento das duplicatas e não estou conseguindo.
Exemplo:
Cliente: Marcos Nº Pedido 10 Valor pedido R$ 100,00
Duplicata 10.12 valor dup 50,00 forma pág dinheiro
Duplicata 10.22 valor dup 50,00 forma pág cheque
Cliente: Pedro Nº Pedido 11 Valor pedido R$ 100,00
Duplicata 11.12 valor dup 50,00 forma pág dinheiro
Duplicata 11.22 valor dup 50,00 forma pág cheque
Total Pedido: 200,00
Total Dinheiro: 100,00
Total Cheque: 100,00
Se alguém puder me ajudar agradeço
Hugofab
Curtir tópico
+ 0Posts
29/10/2004
Aroldo Zanela
Se não conseguir com o exemplo que segue, coloque a estrutura das tabelas para que possamos elaborar um exemplo mais pragmático:
SELECT dup.forma, sum(valor) total FROM tbl_vendas vda INNER JOIN tbl_duplicatas dup ON (vda.chave = dup.chave) GROUP BY dup.forma
Gostei + 0
01/11/2004
Hugofab
O Select que você passou funcionou, consegui fazer o agrupamento correto. O problema agora é que como vou fazer para filtrar as vendas pela data?
Tenho um campo date na tabela, mas não sei como implementar o where com o select desta forma.
Obrigado pela ajuda!
Gostei + 0
01/11/2004
Hugofab
Fazendo alguns testes aqui consegui filtrar pela data, no lugar de usar a condição where como estava acostumando, coloquei a condição no ON ai deu certo.
Só me explica uma coisa qual a função daquelas ,from vendas =>vda, INNER JOIN duplicata =>dup ?
Muito obrigado !
Hugo Fabrício. hugo_fabricio@hotmail.com
Gostei + 0
01/11/2004
Rafs
É extremamente necessário quando se possui campos com mesmo nome em tabelas diferentes.
Gostei + 0
01/11/2004
Aroldo Zanela
Conforme foi comentado pelo colega, são alias utilizados para evitar problemas com ambiguidades nas tabelas.
Gostei + 0
01/11/2004
Hugofab
Obrigado por sanarem todas as minhas duvida, sempre que puder vou ajudar a comunidade.
Agradeço pela atenção,
Hugo Fabrício
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)