Fórum Criar Toolbar Transparentes (ou com fundo em Degradê) #183071
19/09/2003
0
Como eu faço para deixar o fundo da toolbar transparente, ou colocar como fundo uma imagem?!
Obrigado,
Paulo José
Vulcanus
Curtir tópico
+ 0Posts
22/09/2003
Vulcanus
Mas como eu faço para deixar O FUNDO de uma Toolbar, por exemplo, ou um TImage, etc, transparente (transparente real, não transparente cor de formulário)?
Se não for transparente, como eu defino uma cor de fundo na toolbar?!
Por favor, respondam, preciso dessa informação :)
Obrigado a todos!
Paulo
Gostei + 0
22/09/2003
Micheletti
obg... :D
Gostei + 0
23/09/2003
Vulcanus
Eu achei alguns locais, inclusive nesse forum, falando sobre componentes transparentes, indicados na página www.drdelphi.com.br, porém o link é quebrado... achei também, outras páginas que possuem componentes para adicionar o verdadeiro transparente (ou real transparent) em imagens, o que eu acredito que é aplicado na toolbar da mesma forma, mas eu não entendi nada do código (ele utilizava brushcopy, e outras coisas do tipo, mas não tentei entender exatamente o que ele fazia, porque acho que deve ser meio gambiarra isso que ele fez! Tem que ter algo mais simples, não é possível!)...
Continua aqui o meu pedio...
Componentes REALMENTE transparentes, não aquela coisa TOSCA que o Delphi chama de transparente...
É ruim qdo não respondem, parece que quem lê sabe mas fica com preguiça de responder, ou simplesmente ignora a mensagem...
valeu por ter respondido, Micheletti, pelo menos descobri que não estou sozinho, aqui!
Gostei + 0
23/09/2003
Micheletti
Gostei + 0
23/09/2003
Nigro
Gostei + 0
24/09/2003
Vulcanus
Vou procurar esse Dr. Delphi no internet archive... talvez eu ache :)
falow povo, valeuz
Gostei + 0
24/09/2003
Micheletti
Que posso fazer p que ela apareça..
já tentei assim:
Align : allClient
Picture : Imagem que quer que fique de fundo
Stretch: True
Gostei + 0
24/09/2003
Vulcanus
Coloquei uma imagem chamada ´degrade.bmp´ na pasta do meu projeto de teste...
adicionei minha toolbar (ToolBar1), e alguns botões
adicionei um botão com o seguinte código:
var
Bitmap: TBitmap;
begin
Bitmap := TBitmap.Create;
try
Bitmap.LoadFromFile(´degrade.bmp´);
ToolBar1.Canvas.Brush.Bitmap := Bitmap;
ToolBar1.Canvas.FillRect(Rect(0,0,ToolBar1.Width,ToolBar1.Height));
finally
ToolBar1.Canvas.Brush.Bitmap := nil;
Bitmap.Free;
end;
end;
OK, eu preenchi minha toolbar com a cor do meu degradê, porém os botões também foram preenchidos por essa cor, e quando eu passo o mouse por cima (são flat buttons), eles se elevam, substituindo a cor, e voltam ao normal. Se eu movo a tela de modo que a toolbar seja escondida, ao ser mostrada novamente a imagem voltará à cor normal. Eu vou ter que fazer uma função de repaint o tempo todo?! e vou ter que ficar testando se está ou não na área do botão pra colocar a cor?! Eu queria colocar o botão preenchido, também, mas só o fundo do botão, sem pintar a imagem, claro!
Alguém imagina uma solução tendo como base o que eu coloquei, ou então algo totalmente diferente? :)
Não vou desistir enquanto não descobrir um jeito!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)