Fórum Criar uma aplicação tipo serviço do Windows #277716

18/04/2005

0

Pessoal bom dia, estou precisando desenvolver um pequeno aplicativo que funcione como Serviço no Windows, Efetuei uma pesquisa no Forum inclusive até achei um artigo que ensinava passo a passo como Fazer um do Zero porém o exemplo que ele ensina a aplicação não há interface com o Usuario e no meu caso a aplicação terá. Segue abaixo a estrutura da aplicação:

- FormPrincipal
- FormConfiguracao
- FormListaDiretórios

A Aplicação será para enviar email, quando a aplicação for iniciada ela ficará do lado do Relógio e quando o usuario quiser verificar a configuração ou alterar é só clicar com o Botão direito sobre o Icone que esta do lado do Relógio e abrirá o formConfiguração que lê e grava os dados de um arquivo INI, Pelo que li no forum aplicações tipo serviço não pode ter interação com o usuario, no meu caso como resolveria isso?

Ariovaldo

Ariovaldo

Responder

18/04/2005

Massuda

...Pelo que li no forum aplicações tipo serviço não pode ter interação com o usuario, no meu caso como resolveria isso?
Um modo de fazer isso é usar dois executáveis. Um é o seu serviço e o outro é a interface do usuário.

Algum tempo atrás achei que ia precisar fazer algo desse tipo e separei esses dois links para posts nos NGs da Borland como referência (nunca cheguei a usar, pois o projeto acabou sendo cancelado): [url=http://groups.google.com.br/groups?selm=3deb95b4¬40newsgroups.borland.com]como receber uma mensagem no serviço[/url] e [url=http://groups.google.com.br/groups?hl=pt-BR&lr=&selm=3deb99f6¬243¬40newsgroups.borland.com]como enviar uma mensagem para um serviço[/url].

Responder

Gostei + 0

18/04/2005

Fernando Lempê

A aplicação precisa ser necessariamente serviço do win? No meu ver isso só não mostraria ela no gerenciador de tarefas.
Me parece que no seu caso o que deseja fazer é coloca-la no system tray ( ao lado do relógio ).
e seja inicializada com o sistema.
Existem componentes e codigos aqui na pagina do clube que fazem isso.

Responder

Gostei + 0

18/04/2005

Ariovaldo

Fernando minha aplicação já roda no Systray o que preciso agora e fazer ela como serviço ou Fazer um serviço para ela, pois a empresa não aceita colocar Aplicação no Iniciar do Windows

Responder

Gostei + 0

18/04/2005

Ariovaldo

Pessoal alguém teria uma sugestão!!

Responder

Gostei + 0

28/04/2005

Ariovaldo

[quote:df74e433d6=´Fernando Lempê´]A aplicação precisa ser necessariamente serviço do win? No meu ver isso só não mostraria ela no gerenciador de tarefas.
Me parece que no seu caso o que deseja fazer é coloca-la no system tray ( ao lado do relógio ).
e seja inicializada com o sistema.
Existem componentes e codigos aqui na pagina do clube que fazem isso.[/quote:df74e433d6]

Na verdade preciso fazer que a aplicação fique do lado do relógio para que quando o usuario quiser alterar a configuração ele acessa normalmente porém preciso que quando o Windows reinicie essa aplicação reinicie junto porém não pode ser via Scheduller tem que ser via serviço.

Responder

Gostei + 0

28/04/2005

Massuda

Na verdade preciso fazer que a aplicação fique do lado do relógio...
Uma dúvida... seu programa pode ser executado após o usuário fazer login ou precisa ser executado após a máquina ser ligada? Note que as duas situações são iguais se a máquina não exigir login.

Responder

Gostei + 0

28/04/2005

Ariovaldo

[quote:aa46dbc2a2=´Ariovaldo´]Na verdade preciso fazer que a aplicação fique do lado do relógio...
Uma dúvida... seu programa pode ser executado após o usuário fazer login ou precisa ser executado após a máquina ser ligada? Note que as duas situações são iguais se a máquina não exigir login.[/quote:aa46dbc2a2]

Massuda essa maquina é um servidor e não é feito Login, portanto o Conceito que tenho é que se eu colocar isso no iniciar do windows ele só vai startar se alguém logar na maquina.

Responder

Gostei + 0

28/04/2005

Massuda

...essa maquina é um servidor e não é feito Login, portanto o Conceito que tenho é que se eu colocar isso no iniciar do windows ele só vai startar se alguém logar na maquina.
Você está correto e para que seu programa seja iniciado independente de ter ou não usuário logado seu programa precisa ser um serviço do Windows. Eu tinha pensado que talvez fosse possível usar um programa normal, mas nesse caso não é possível.

Responder

Gostei + 0

28/04/2005

Ariovaldo

Valeu Massuda vamos tentando ai, estou pensando em partir para o principio, como já me deram uma idéia, de desenvolver uma aplicação tipo serviço que chame a minha aplicação, porém não consegui nada sobre isso.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar