Cuidados com o Banco

30/07/2013

0

quais cuidados devemos tomar com o banco de dados na situação:

um sistema está prestes a ser implantantado, porem os testes devem ser feitos no banco de dados.
nesse caso, o que deve ser feito? copia do banco?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

30/07/2013

Alex Lekao

O Marina,

eu nao entendi muito bem a sua duvida.

nos processos de implantacao que participei, normalmente eu fazia a catalogacao de todos os ajustes e problemas encontrados na base possiveis, e replicava essa base e limpava a mesma na mao para receber a migracao, e mantinha a base antiga para consulta e verificar estrutura caso encontrasse algum problema.

lembrando que algumas coisas nao precisam ser migradas novamente, como por exemplo um cadastro de CST, um Cadastro de Tipo de Clientes/ Fornecedores, etc., o resto eh migrado tudo novamente.

nao sei se eh isto que vc esta querendo, mas espero ter ajudado.

Alex - Lekao
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

vou ser mais direta...rsrsrs
banco de produção eu deixo a galera do desenvolvimento mexer?
Responder

31/07/2013

Joel Rodrigues

Isso depende muito da forma de trabalhar da empresa. Onde eu trabalho infelizmente nós programadores e o suporte todo dia precisa fazer intervenções nos bancos dos clientes.
Mas no caso de implantação de novas versões é importante que todas as alterações sejam registradas e armazenadas para posterior consulta. Aqui nós salvamos os scripts por data e comentamos o que ele faz e por que foi executado.
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

não existe uma copia de banco para isso?
Responder

31/07/2013

Joel Rodrigues

Existem formas e formas de trabalhar, eu acho que é algo muito "pessoal". Às vezes a situação requer maior agilidade na alteração e não dá tempo de fazer um backup, por exemplo.
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

entendo, complicado não ter tempo para planejar.
Responder

01/08/2013

Alex Lekao

eu acredito que se deve ter uma copia para os testes e ajustes necessarios... para o pessoal do desenvolvimento fucar a vontade... uma para o pessoal do suporte fazer as pesquisas e testes dos clientes e de conhecimento... uma que esteja em producao, ou seja uma especie de espelho que esteja na maioria dos clientes que estejam atualizados, base limpa mas com estrutura correta e atualizada, eh possivel que seja interessante ter mais alguma, mas nao consegui pensar em nada agora... rsrsr
Responder

21/08/2013

Mariana Carvalho

é isso mesmo.
Responder

22/08/2013

Tiago

Eu acredito que o ideal é você ter um ambiente de testes, incluindo:banco de dados e aplicação. No entanto ainda existem muitas empresas pelo mercado que prefere atualizar algo em produção, isso é um problema. Afinal de contas transações importante estão sendo efetuadas e como sempre acontece algo fora do previsto, iremos parar o negócio da empresa por causa de um erro da TI. Isso ao meu ver é complicado, pois vai acontecer várias vezes.

Já ouvi comentários ridículos dizendo "Programador bom é o que altera em produção sem ambiente de testes". eu discordo, pois você vai ter de garantir que sua aplicação não vai parar o negócio, e assim você não garante. Pelo contrário você entrega até o produto mais rápido mas com várias incertezas..

Uma outra vantagem do banco de testes é que você pode estressar a aplicação, inserir vários tipos de registros fictícios separados do de produção..
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar