Fórum Curva ABC #330741

05/10/2006

0

Olá pessoa tenho um sistema controle de estoque e tenho q atualizar ele com a Curva ABC alguem sabe como usar esse procedimento da Curva ABC ou c tiver um exemplo para m fornecer ok

Tchucky

Tchucky

Responder

05/10/2006

Abdigadiga

também precisei disso estes tempos, o que encontrei é mais ou menos o seguinte:

faz a soma dos produtos vendidos, agrupado por produto! deve ser o total, tudo que foi vendido de determinado produto (ou para determinado cliente)

tendo isso, vc ordena pela soma decrescente.

aí vc faz uns cálculos que para mim são inúteis mas tudo bem...

me basiei neste site:
http://www.sebraesp.com.br/principal/melhorando¬20seu¬20neg¬C3¬B3cio/orienta¬C3¬A7¬C3¬B5es/marketing/planejamento/obter_curva_abc_.aspx

e posta o que vc acha deste site, pois tenho dúvidas e meu colega também acha que não está correto as curvas que fizemos aqui!

sabe, depois que vc entende o que está acontecendo é algo meio sem sentido!

XD

Responder

Gostei + 0

05/10/2006

Abdigadiga

aqui tem mais coisa!

http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=5&rv=Vivencia

Responder

Gostei + 0

05/10/2006

Tchucky

ai q esta o problema eu não estous abendo como inserir ela ao meu sistema por isso q pedi c for possivel um exemplo

Responder

Gostei + 0

06/10/2006

Abdigadiga

eu fiz da seguinte maneira:

qtdClassificacao[1] := Trunc((totReg * 20)/100);
qtdClassificacao[2] := Trunc((totReg * 30)/100);
qtdClassificacao[3] := Trunc((totReg * 50)/100);

if qryRelatorio2.RecNo <= qtdClassificacao[1]
then RLLClassificacao.Caption := ´A´
else if qryRelatorio2.RecNo <= (qtdClassificacao[1] + qtdClassificacao[2])
then RLLClassificacao.Caption := ´B´
else if qryRelatorio2.RecNo <= (qtdClassificacao[1] + qtdClassificacao[2] + qtdClassificacao[3])
then RLLClassificacao.Caption := ´C´;

mas é aquilo que te falei, não sei se está certo! e mesmo que esteja certo não faz muito sentido!
porque é baseado na porcentagem dos registros, então se minha query retorna 30 registros, 20¬ é A 30¬ é B e 50¬ é C

mas primeiro vc deve ter o total certo, aí depende de sua curva ABC, o que exatamente vc quer?

no meu caso tenho 2 separadas, de clientes e de produtos.

por exemplo em produtos fiz uma query com

sum(vlrUnitario * qtd)
group by produto_id
order by sum(vlrUnitario * qtd) desc

assim a query já ordena tudo para vc, mas com isso que te passei vc tem dados resumidos, nos links que te passei mostra todo o cálculo que te tras umas porcentagens que seriam interessantes de se ter...

Produto Class
1 A
2 B
3 C
4 C

essa ¬ que digo seria um terceiro campo que daria uma porcentagem da compra baseada no total das vendas.

Produto Class ¬
1 A 60
2 B 85
3 C 95
4 C 100

entendeu?
sei que ficou meio confuso! sou péssimo para explicar coisas que não sejam simples! XD

espero ter ajudado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar