Fórum cxGrid repete dados do primeiro registro do grupo nas linhas de cabeçalho #472978

14/03/2014

0

Olá amigos.

Sou novo no Delphi (na verdade comecei a trabalhar na empresa sem saber absolutamente nada) e venho me virando a um tempo.

Recentemente surgiu uma questão que mesmo os funcionários que estão aqui a mais tempo não estão compreendendo.

Vou tentar explicar o melhor que meu conhecimento permite...

No sistema tenho uma tcxGrid e um tClientSet que vou chamar de 'G' e 'C' respectivamente.

Nesta Grid existe um agrupamento por colunas, de forma que ao escolher uma coluna toda a grid é remontada agrupando os registros em grupos daqueles que possuem valores iguais da coluna.

Nesta grid também existe uma atualização automática de N em N segundos.

Meu trabalho começou quando um cliente reclamou que quando atualizava, a linha selecionada perdia o foco.

"Resolvi" a questão com Bookmark. Ou seja, antes da atualização usei o C.getBookmark() e depois da atualização usei o C.GotoBookmark().

O problema foi resolvido, mas com um pequeno e incomodo detalhe...

Se eu seleciono o primeiro registro do agrupamento, o GoToBookmark() seleciona não este registro e sim a primeira linha de cabeçalho que seja apenas daquele grupo, mas este comportamento não ocorre se eu selecionar qualquer outro registro que não seja o primeiro do grupo...

Não se se consegui me fazer entender, então vou colocar um exemplo...

Exemplo:

Cabeçalho Agrupamento Coluna1 (Valor X)
Cabeçalho Agrupamento Coluna2 (Valor Y)
Cabeçalho Agrupamento Coluna3
linha1
linha2
linha3
Cabeçalho Agrupamento Coluna2 (Valor K)
Cabeçalho Agrupamento Coluna3 (Valor N)
linha4
linha5
linha6
linha7

Ao selecionar a linha 2, 3, 5, 6 e 7 o comportamento do GoToBookmark() funciona OK.

Porém na linha1 ele aponta para "Cabeçalho Agrupamento Coluna1 (Valor X)" e na linha4 vai para "Cabeçalho Agrupamento Coluna2 (Valor K)".