Fórum da pesada: variavel em classe equivalente a class procedure? #154187
11/04/2003
0
tipo eu sei q a duvida eh meio incomum e nem sei se alguem vai responder, mas queria saber se alquem aqui que manja de um pouco mais de oop sabe se dentro de uma classe tem algum equivalente a uma variavel global que vale apenas dentro de uma classe, semelhante a uma class procedure ?
obs: nao estou falando de variavel global, nem de public! quero saber se tem como fazer essa variavel ´quase´ global ou seja que vale pra todas as instancias de uma classe, porem apenas dentro dessa classe.
Tipo:
TMinhaClasse.MaximoDeInstancias:=100;
E aih, alguem sabe se existe isso e como se chama isso?
obs: nao estou falando de variavel global, nem de public! quero saber se tem como fazer essa variavel ´quase´ global ou seja que vale pra todas as instancias de uma classe, porem apenas dentro dessa classe.
Tipo:
TMinhaClasse.MaximoDeInstancias:=100;
E aih, alguem sabe se existe isso e como se chama isso?
Delphor
Curtir tópico
+ 0
Responder
Marioguedes
Colega, tenho a impressão de que isto é possível sim mas o livro que fala sobre este assunto não está comigo.
Fiz algo [b:97930a10ea]parecido[/b:97930a10ea] usando a palavra reservada [b:97930a10ea]class[/b:97930a10ea] antes de uma função e creio que a solução para o seu problema seja por aí.
Exemplo:
...
function EstaTrabalhando: Boolean;
procedure GravarNovaGradeProduto;
{ Private declarations }
public
SomenteLeitura: Boolean;
CodProduto: string;
[b:97930a10ea]class procedure MostrarComoMDIChild(Continente: TComponent);[/b:97930a10ea]
{ Public declarations }
end;
Fiz algo [b:97930a10ea]parecido[/b:97930a10ea] usando a palavra reservada [b:97930a10ea]class[/b:97930a10ea] antes de uma função e creio que a solução para o seu problema seja por aí.
Exemplo:
...
function EstaTrabalhando: Boolean;
procedure GravarNovaGradeProduto;
{ Private declarations }
public
SomenteLeitura: Boolean;
CodProduto: string;
[b:97930a10ea]class procedure MostrarComoMDIChild(Continente: TComponent);[/b:97930a10ea]
{ Public declarations }
end;
Responder
Gostei + 0
11/04/2003
Delphor
sim, esse eh o conceito de class procedure mas note que todas as variaveis pertencem a instancia, e eu queria isso globalmente mas dentro da classe.
Tipo, isso seria instancia:
MinhaClasse, Clone:TMinhaClasse;
MinhaClasse.variavel:=100;
Clone.variavel:=200; //instancias diferentes
Eu queria isso (como se fosse uma variavel de classe):
TMinhaClasse.variavel:=200;//altera todas as instancias de uma so vez
Tipo, isso seria instancia:
MinhaClasse, Clone:TMinhaClasse;
MinhaClasse.variavel:=100;
Clone.variavel:=200; //instancias diferentes
Eu queria isso (como se fosse uma variavel de classe):
TMinhaClasse.variavel:=200;//altera todas as instancias de uma so vez
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)