.DAD e .IDX duvidas

27/04/2005

0

SQL

[b:a3c3e94311]bom dia![/b:a3c3e94311]
[color=blue:a3c3e94311]
teno uma duvida como eu posso abrie ver os dados de bancos
.dad e .idx se alguem souber me avise!

por que tenho que fazer uma converção sendo que nen sei abrir estes dados!!!

ou qualquer exemplo em delphi já seria de boa ajuda!!!

por isso estou apostando na copetencia deste fórum!!!



[/color:a3c3e94311]


Albino

Albino

Responder

Posts

14/12/2012

Lazam-mds S/a

Bom dia, estou com o mesmo problema, alguém sabe como abrir .dad e com .idx?
que tipo de "banco de dados" é este?
Responder

14/12/2012

Claudia Nogueira

Tem algumas possibilidades, uma delas é que o programador tenha renomeado a extensão original para essa .dad, pra saber se é isso, você renomeia pra .dbf e tenta abrir, se não der aí você renomeia para .db e tenta abrir se ainda não for isso, provavelmente seja cobol.
Se for cobol complica bastante, pois na época os programadores criavam uma estrutura própria para as tabelas, então não tinha um padrão, ou seja, o que servia para visualizar os dados de algumas tabelas do cobol não funcionavam pra outros arquivos que também eram de cobol.
Você pode procurar algum driver ODBC para tentar fazer a importação, porém por causa do problema da estrutura das tabelas pode ser que nem assim seja possível.
Eu tenho um programa que as vezes funciona com programas cobol, chama PRN2FILE.
Ele é usado para imprimir os dados em txt, e estando em txt, converter para o que queremos.
Pra usar ele:

1) Coloque uma cópia do mesmo no diretório onde é startado o software legado;

2) Abre um prompt do DOS e rode PRN2FILE Saida.txt

3) Desse mesmo prompt, chame o sistema legado

4) Imprima os dados que você deseja, na forma de relatório, diretamente do sistema legado

5) Os dados impressos irão para o arquivo Saida.txt. Daí, você pode fazer uma importação dos mesmos.

Quando nenhum desses passos funcionam, aí nós exigimos que o cliente tire relatório de tudo em txt, em formato tabulado para que possamos converter.
A maioria dos sistemas feitos em cobol tem essa possibilidade de imprimir em txt.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar