GARANTIR DESCONTO

Fórum Data com Dialect 3? #51934

02/08/2005

0

Olá pessoal, alguem poderia me dar uma dica de como armazenar uma data neste formato ´dd/mm/yy´ usando o Dialect 3?
Estou usando o Delphi 7 e o Firebird 1.5 com IBExpert.
Granto pela atenção.

Joule

Joule

Responder

02/08/2005

Gandalf.nho

O IB/FB não reconhece a data nesse formato, vc precisa passá-la no formato americano (mm/dd/aaaa), se não me engano tb aceita o chamado formato europeu (dd-mm-aaaa). Nas aplicações para evitar problemas, passe os valores como data e não como string.

Responder

Gostei + 0

02/08/2005

Titanius

Isso mesmo, na realidade no FB/IB as data são assim:

dd.mm.yyyy - Formato Brasileiro

Agora, se deseja passar com a /, deve ser no formato americano

mm/dd/yyyy

Como gandalf.nho salientou, no Delphi, utilize sempre Tabela.FieldByName(´Data´).AsDateTime e nunca como String, pois voce pode correr o risco de o FB entender outro tipo de data.. :D

[]s

Responder

Gostei + 0

02/08/2005

Joule

O problema é o seguinte, eu estou querendo fazer uma consulta que usa como parametro um campo data, onde eu verifico se esta data já existe no BD, caso não, a data é gravada no DB somente uma vez por dia... o problema e que no firebird ele grava assim: Ex.: 02/08/2005 00:00... ai sempre que a consulta vai verificar se a data existe ela grava a data de novo... pelo meu entender é por causa desse ´00:00´ que fica gravado junto a data.

Responder

Gostei + 0

02/08/2005

Afarias

|problema e que no firebird ele grava assim: Ex.: 02/08/2005 00:00...

o FB não grava a data assim... as datas são guardadas como um número, o formato como é apresentado é de livre escolha.

se deseja gravar apenas datas (sem a parte de horas) então use campos DATE e não TIMESTAMP.

mostre o SQL q está usando para gravar e consultar a tabela, assim podemos ver o q está errado.

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar