Fórum Data do sistema #300961
27/10/2005
0
como posso fazer isto?
em minha base de dados access tem alguns campos do tipo data e eu quero que so salve dessa forma EX: 01/09/2005 so que tem alguns sistema operacional que a data do sistema esta EX: 1/9/2005 como faria para que na hora que o programa fosse executa ele mostra-se uma mensagem pedindo ao usuario que configura-se a data do seu sistema para ´dd/MM/aaaa caso a data do sistema dele não esteja correta.
em minha base de dados access tem alguns campos do tipo data e eu quero que so salve dessa forma EX: 01/09/2005 so que tem alguns sistema operacional que a data do sistema esta EX: 1/9/2005 como faria para que na hora que o programa fosse executa ele mostra-se uma mensagem pedindo ao usuario que configura-se a data do seu sistema para ´dd/MM/aaaa caso a data do sistema dele não esteja correta.
Geomicro
Curtir tópico
+ 0
Responder
Rômulo Barros
Cara, não importa o formato que está definido no windows. Use o método FormatDateTime para retornar a Data/Hora no formato desejado por ti.
Ex:
:arrow: Sacou?
Ex:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Var MinhaData : TDateTime; begin MinhaData := Now; ShowMessage(FormatDateTime(´DD/MM/YYYY´,MinhaData)); end; end.
:arrow: Sacou?
Responder
Gostei + 0
27/10/2005
Delphi32
Os campos do tipo Data nada mais são do que campos inteiros. A partir desse número inteiro ele gera a ´string´ de data que visualizamos. Ou melhor, não importa o idioma do sistema operacional, o campo será gravado sempre da mesma forma. O que acontece é que sistemas operacionais configurados diferente podem mostrar as datas diferentes. Já aconteceu comigo porque alguns computadores usavam Windows em português (e mostravam a data no formato dd/mm/yyyy) e outros computadores usavam Windows em inglês (e mostravam a data no formato mm/dd/yyyy). Sendo assim, para que não fosse necessário configurar o Windows dos usuários eu sempre coloco no DisplayFormat do TField o formato da data (no caso dd/mm/yyyy). Assim o meu programa vai sempre mostrar a data nesse formato independente da configuração do windows. Se você não está usando TFields você também pode usar a função FormatDateTime.
FormatDateTime(´dd/mm/yyyy´,Now);
O primeiro parâmetro é o formato no qual ele mostra a data e o segundo é uma variável do tipo TDateTime. Essa função retorna uma string com a data no formato selecionado.
t+!
FormatDateTime(´dd/mm/yyyy´,Now);
O primeiro parâmetro é o formato no qual ele mostra a data e o segundo é uma variável do tipo TDateTime. Essa função retorna uma string com a data no formato selecionado.
t+!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)