Data Modulo !?!?!

21/05/2003

0

Tenho dentro do meu data modulo algumas TIBQuery com as instruções no Edit SQL ´ Select * from tabela ´, será que estou fazendo a coisa certa???

Caso não alguem tem alguma dica ou exemplo ??

Estou usando Delphi 6.0 e Interbase 6.0 :(


Silviomorelo

Silviomorelo

Responder

Posts

21/05/2003

Flavio Sanches

Caro companheiro...
O que vc precisa?
o ´data modulo´ se chama ´Data Module´, na verdade ele é apenas um container pra seus datasets, os quais vc acessa através da sua aplicação.

Desculpe, mas acho que valia apena vc dar uma pesquisada primeiro num livrinho ou até no help do delphi depois que tiver algo pronto aparecerão dúvidas e aí então volte ao forum

valeu???


Responder

21/05/2003

Silviomorelo

Caro Colega,

Desculpe a minha ignorância, felizmente existem pessoas iguais a vc que sabem bem mais que as outras.

Caso vc queira me ajudar a minha duvida é a seguinte?

Estou desenvolvendo um sistema simples de controle de acesso de visitantes, tenho um container “Data Module´, onde estão armazenados:
TIBDatabase, TIBTransaction, TIBSQL, 5 TIBQuery e 5 TDataSource.

Dentro das Query na sua propriedade Edit SQL todas tem Select * From nome da tabela correspondente.

As minhas rotinas de inclusão, alteração e exclusão estão funcionando normalmente, faço isso através de uma instrução SQL.

A minha duvida e a seguinte:

Essas instruções armazenadas dentro das query é uma pratica comum ou não se usa este tipo de informação.

Caso não se use vc teria algum exemplo?


Responder

21/05/2003

Flavio Sanches

é isso aí...
dentro da query vc coloca a instrução sql e depois passa via código apenas os parâmetros.
Mas tem formas melhores de fazer isso.
Eu não uso datamodules nem datasets em tempo de design, crio o dataset
utilizo depois destruo o bichinho.
como faço isso:
criei uma unit que adiciono aos meus projetos
nessa units coloquei funções que fazem isso. Daí é só chamar a função de dentro do projeto. É pratico porque eu criei a unit com as tais funções e não preciso criar denovo pra cada projeto e a vantagem disso é que, ao colocar um dataset fixo, ele fica ocupando memória atoa e só é utilizado quando vc clica no botaozionho lá.
blz
se quizer saber mais, te mando uma cópia da tal unit e vc adapta a sua realidade.
Desculpe se pareci grosseiro, mas é que nesse fórum aparece gente de todo tipo, ainda agora tinha uma aqui perguntando como ela fazia pra exibir as barras do WORD que suniram, é mole???
Outro me perguntou quanto tempo ele levaria pra se inteirar de um projeto que já está rolando, sendo que ele não tem nenhuma noção de programação em linguagem nenhuma.
Desculpe qq coisa


Responder

22/05/2003

Silviomorelo

Deixa pra lá, a correria do dia a dia deixa agente meio estressado.

Se vc puder me enviar a copia eu agradeço. silviomorelo@ig.com.br

Eu percebi que vc trabalha na prefeitura, acho que o meu serviço é bem parecido com o seu, trabalho num clube. www.primeirodemaio.com.br.

Obrigado pela ajuda!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar