Data Warehouse

22/09/2004

0

Galera, o que significa Data Warehouse?!

Obrigado

Abraços...


Tremonti

Tremonti

Responder

Posts

22/09/2004

Marcus.magalhaes

Boa noite.

Data Warehouse é o termo utilizado para definirmos bases de dados multi-dimensionais.

Existem 2 tipos de processamento que uma base de dados pode ter :
- OLTP (Online Transactional Processing), é o que normalmente utilizamos em nossos sistemas. Ex.: Sistema de contas correntes.

- OLAP (Online Analytical Processing), termo criado por Codd. Normalmente utilizado por sistemas de apoio à decisão.

Att,


Responder

23/09/2004

Tremonti

Poutz, bacana...

Mas onde eu configuro pra ser OLTP ou OLAP?!

Abraços...


Responder

23/09/2004

Marcus.magalhaes

Bom dia.

Para ser um OLTP, é um banco de dados normal criado dentro do Enterprise Manager ou Query Analyzer.
Para ser um OLAP, é criado pelo SQL Analysis Server. Que não vem na instalação padrão do SQL Server.

Att,


Responder

23/09/2004

Tremonti

Ahhh tá...
Entao todos os Bancos sao OLTP antes de ser OLAP?!

É isso?!

Abraços...


Responder

23/09/2004

Marcus.magalhaes

Olá.

Não...os bancos são OLTP ou OLAP...são coisas totalmente diferentes, normalmente um banco OLAP extrai informaçõe de 1 ou mais bancos OLTP.
Os bancos OLAP são utilizados principalmente para consultas gerenciais, por isso são os bancos utilizados para sistemas de apoio à decisões. Num banco OLAP praticamente não existe movimentação de dados (Insert, Update e Delete), mas sim cargas para serem geradas as visões que os executivos irão utilizar.

Inclusive a modelagem deste tipo de banco é diferente da modelagem de um bd OLTP.

Att,


Responder

10/11/2004

Marciapw

Olá. Aqui vai a minha contribuição:

Podemos dizer que OLTP e OLAP são formas de modelagem diferentes, com objetivos diferentes.

Imagine que você tenha uma empresa que vende produtos de informática, como computadores, impressoras, artigo de papelaria (etiquetas, sulfite, etc etc). Muito provavelmente o sistema responsável por registrar todas as vendas efetuadas é OLTP - esse modelo de dados baseia-se em tabelas normalizadas, responsável por registrar todas as compras de produtos, controlar estoques, quantidade de produtos vendidos, valores de venda, ou seja, todas as transações.

Agora imagine que você precisa saber algumas informações que servem de apoio a algumas ações estratégicas para sua empresa. Ex: nos últimos 3 meses, qual foi o volume de vendas do produto cartucho xpto? Em qual filial tivemos o maior volume de vendas? Qual o faturamento médio anual de cada filial sobre vendas de computadores? etc. etc. - agora falamos de um sistema baseado em modelagem de dados OLAP - esse tipo de modelagem possui algumas características clássicas, como: possuir [b:2224fbfd75]tabelas dimensões[/b:2224fbfd75] (entidades sobre as quais querem se analisar as informações - no ex: filial e produto são dimensões), possuir uma ou mais [b:2224fbfd75]tabelas fato[/b:2224fbfd75] (tabelas que possuem as informações a serem mensuradas - no ex: quantidade e valor vendido), e possuir uma [b:2224fbfd75]dimensão tempo[/b:2224fbfd75] (tabela contendo campos de data, dia, mês, ano, etc, a partir da qual podemos retroceder no tempo e resgatar as informações históricas).

Os modelos de dados OLAP possuem ainda duas classificações: podem ser [b:2224fbfd75]Star Schema[/b:2224fbfd75] (onde a desnormalização impera e todas as dimensões estão relacionadas à tabela fato), ou [b:2224fbfd75]Snow Flake [/b:2224fbfd75](onde uma ou mais tabelas dimensão podem estar relacionadas a outra tabela dimensão, que por sua vez relaciona-se com a tabela fato).

Tentei colocar de forma muito resumida uma explicação sobre o assunto e talvez não tenha ficado muito claro. De qualquer forma, a reportagem da SQL Magazine desse mês traz mais detalhes. É um bom artigo pra se ter idéia sobre o assunto.

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

Abraços


Responder

24/10/2007

Kauelima

fala galera tenho umas duvidas sobre dw

sobre o tipo de consultas que um gestor pode fazer usando um DW.

qual se destaca (das caracteristicas do dw) como mais importante do ponto de vista do gestor da empresa?

que tipo de informação um datawarehouse não consegue fornecer?

valeus


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar