Fórum Dataset is not in Edit or Insert Mode #185855

02/10/2003

0

Boa tarde a todos!
Estou desenvolvendo uma aplicação que utiliza o banco de dados access. Esta aplicação tem três tabelas: Funcionarios, Funcionarios_linhas (ônibus), Funcionarios_escolaridade. Bem até aí tudo bem, coloquei os componentes no formulário e coloquei botões para navegar entre os registros, aí lembrei que não havia relacionado as tabelas, fui então até o data módulo e especifiquei a proriedade mastersource das tabelas funcionarios_linhas e funcionarios_escolaridades para tabela funcionarios, para que a medida que eu navegasse pela funcionario, aparecessem os valores corretos nas duas outras tabelas.
O problema que ao fazer isso, quando eu clico no botão gravar, ele avisa que as tabelas _linhas e _escolaridade não estão em modo de inserção ou edição, no entando tomei cuidado para colocar nos botões adcionar e editar a referência às duas tabelas em questão.
Agora quando eu retiro o relacionamento, aí vai embora que é uma beleza.
Alguém já viu disso antes?

Valeu

Angelo

Angelo

Angelo

Responder

02/10/2003

Marlon Spiess

É q qdo vc retira os relacionamentos, as 2 tabelas filho não estão sendo usadas, portanto não vai mostrar a impossibilidade de navegar, é aconselhavel verificar: 1-as tabelas estão ativas(todas), 2-vc está alterando informações. Espero ter ajudado

Boa sorte

Responder

Gostei + 0

02/10/2003

Angelo

sim, todas as tabelas estão ativas, e é indeopendente se eu gravo ou altero registros na tabela, ou se eu simplismente dou um edit e depois (sem alterar nada) dou um post, o erro persiste, e isso só acontece quando eu ativo a propriedade mastersource das duas tabelas.

Valeu

Responder

Gostei + 0

02/10/2003

Marlon Spiess

Vc verificou em q ponto da aplicação ocorre o erro ? dependendo do ponto, vc pode verificar o estado das tabelas filho

ex. if not tabela.state in [dsedit,dsinsert] then
tabela.edit;

isso pode resolver seu problema, mas cuidado, verifique sempre a integridade das informações.

Boa sorte

Responder

Gostei + 0

02/10/2003

Angelo

não funcionou... :(

Responder

Gostei + 0

02/10/2003

Marlon Spiess

É q assim, sem o fonte é muito ruim determinar o q acontece, mas use o debuger, ache onde ocorre o erro, ai achará o ponto onde deve ser feita essa verificação.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar