dataset ou clientdataset?

07/04/2006

0

Pessoal!
Estou testando vários componentes para acesso ao Firebird e Interbase com Delphi 7, entre eles FIBPlus, DBExpress, IBX, IBO...
Surgiu a seguinte dúvida. Quando utilizar o ClientDataset e quando apenas o Dataset. Qual o mais indicado e como configurá-lo para aplicações cliente/servidor?

Obrigado!

tomew


Tomew

Tomew

Responder

Posts

07/04/2006

Eniorm

Vc pode optar por usar o MDO que é semelhante ao IBX com a grande vantagem de ser 100¬ compatível com as atuais e futuras versões do Firebird.

Usando o MDO, eu sempre uso o DataSet (MDODataSet)

a vantagem de usar ClientDataSet é para grandes aplicações multicamadas.

Atualmente estou usando o DBExpress seguindo a velha regrinha:

SQLConnection + SQLQuery/SQLDataSet + DataSetProvider + ClientDataSet + DataSource + Componentes DBAware.

e tenho gostado dos resultados.

mas nada te impede de usar o IBDataSet (por exemplo) misturado com DataSetProvider e ClientDataSet.


Responder

07/04/2006

Tomew

Beleza Enio! Muito orbigado pela resposta.
Porém agora me surgiu outra dúvida...
Quando devo utilizar o DataSetProvider ou simplesmente posso utilizar o conjunto ´SQLConnection + SQLQuery/SQLDataSet + DataSource + Componentes DBAware´...
Que vantagem tenho em usar um ´DataSetProvider?´

Obrigado!
tomew


Responder

07/04/2006

Eniorm

o DBExpress possui muitas vantagens, mas o SQLQuery ou SQLDataSet tem o problema de serem unidirecionais.....

qdo vc da um Open no ClientDataSet, os dados da query ficam em um buffer no qual atraves do CDS é possivel vc trabalhar de forma bidirecional.

então, qdo eu preciso fazer uma consulta, eu coloco o SQL na query ou no dataset

SELECT
  COD, NOME, ENDERECO
FROM 
  CLIENTES
WHERE 
  NOME LIKE :NOME
ORDER BY
  NOME


e para abrir o CDS:

SQLQuery1.ParamByName(´NOME´).AsString : edPesquisa.Text + ´¬´;
ClientDataSet1.Open;


a partir daí o trabalho de Update, Insert, Delete eu faço direto no CDS.

abraço


Responder

07/04/2006

Tomew

Muito obrigado pela dica!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar