Fórum DataSnap Delphi 2010 -> Notificar clientes #431689

31/12/2012

0

Boa tarde a todos, e já de antemão, Feliz 2013

Esta e a primeira mensagem que eu estou colocando no forum, estou estudando Datasap, e estou com a seguinte duvida

É possivel disparar algum tipo de notificação/mensagens, do server para os clientes ?

Ex: Supondo que o preço do produto for atualizado, no server é possivel monitorar isso, no server tenho controle de todas as estações conectadas, consigo disparar um evento, notificação, ou mensagem para as estações ?

Seria algo assim, uma estação se inscreveria para receber determinado evento, e ai a partir disso o server toda vez que ocorrer aquele evento ela receberia uma mensagem para executar alguma ação.

Uma gambiarra seria controlar isso pelo banco de dados, e no cliente, um timer dando refresh em um clientdataset, mas acho que sacrificaria a performance
Valdemir Sanches

Valdemir Sanches

Responder

Post mais votado

07/01/2013

Oi Valdemir,

Eu fiz algo parecido com o que você está desejando, talvez não seja a melhor forma para o que você está querendo mas lá vai a minha sugestão.

Eu criei uma tabela (física mesmo no banco), com as notificações a serem exibidas para os usuários:

Dica de alguns campos básicos

id_usuario
data_msg
texto_msg
data_limite_exibicao

O que eu faço é controlar um timer na aplicação cliente, que de tempos em tempos (configurado) consulta o servidor de aplicações invocando um método que resulta um "data" de um clientdataset, onde do lado cliente eu trato e exibo as mensagens de acordo com a necessidade.

A vantagem que eu vejo em fazer dessa forma é que mesmo o usuário não estando conectado ao sistema no momento da entrada do produto ou qualquer outro evento que deseje tratar ele poderá ser avisado assim que entrar no sistema.

Espero ter ajudado.

Qualquer duvida é só falar.

Rodrigo Alves.

Integral Ltda

Integral Ltda
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

31/12/2012

Marco Salles