Fórum date ano auto_increment #426484
17/10/2012
0
Olá a todos,
Sou novo no forum, e estou engatinhando em programação, dando os primeiros passos, e para começar baixei o Postgres para construir meus bancos de dados. Tenho uma tarefa no meu trabalho para construir uma tabela que contenha todos os Memorandos expedidos de meu setor durante o ano, sendo que usaremos conexão com essa tabela através de paginas .jsp. Ocorre que quero criar um campo onde contenha as seguintes informações:
Tabela memorandos
registros | numeromemo/ano | servidoremitente | observacoes
1 | 001/2012 | Fulano de tal | blá, blá etc
2 | 002/2012 | Fulano de tal | blá, blá etc
x | xxx/xxxx | Fulano de tal | blá, blá etc
e quando começar o ano de 2013 recomece o campo numeromemo/ano para 001
x | 001/2013 | Fulano de tal | blá, blá etc
Peço desculpas se não me expressei de forma correta...
Alguém pode me ajudar no PostgresSQL...
Agradeço!
Sou novo no forum, e estou engatinhando em programação, dando os primeiros passos, e para começar baixei o Postgres para construir meus bancos de dados. Tenho uma tarefa no meu trabalho para construir uma tabela que contenha todos os Memorandos expedidos de meu setor durante o ano, sendo que usaremos conexão com essa tabela através de paginas .jsp. Ocorre que quero criar um campo onde contenha as seguintes informações:
Tabela memorandos
registros | numeromemo/ano | servidoremitente | observacoes
1 | 001/2012 | Fulano de tal | blá, blá etc
2 | 002/2012 | Fulano de tal | blá, blá etc
x | xxx/xxxx | Fulano de tal | blá, blá etc
e quando começar o ano de 2013 recomece o campo numeromemo/ano para 001
x | 001/2013 | Fulano de tal | blá, blá etc
Peço desculpas se não me expressei de forma correta...
Alguém pode me ajudar no PostgresSQL...
Agradeço!
Robson Mello
Curtir tópico
+ 0
Responder
Joel Rodrigues
Para esse caso, sugiro utilizar um TRIGGER que automatize o preenchimento do campo em questão. No trigger você pode avaliar o último registro e incrementar uma unidade, salvando no atual.
Responder
Gostei + 0
19/10/2012
Robson Mello
Valeu Jomas Rodrigues,
Já tinha pensado em fazer um gatilho, porém pensei que com o passar do tempo isso se tornaria um pouco pesado, sempre quando fosse incluir um documento executasse era rotina...mas vou pensar em adotar uma trigger...mas também vou analisar outras possibilidades....De qualquer forma muito obrigado!
Já tinha pensado em fazer um gatilho, porém pensei que com o passar do tempo isso se tornaria um pouco pesado, sempre quando fosse incluir um documento executasse era rotina...mas vou pensar em adotar uma trigger...mas também vou analisar outras possibilidades....De qualquer forma muito obrigado!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)