Fórum DateTimepicker? ou combo? #236005
03/06/2004
0
por favor,
duvida sobre uso de componentes de data em Forms - D7 - sem uso de componentes de 3os.
1) alguem poderia me ajudar a buscar - a partit de uma data qualquer - encontrar o primeiro e o ultimo dia do MES desta data?
2) que componente melhor usar para buscar mes de data ?
antecipadamente grata,
andei buscando em topicos por pesquisa mas não achei a resposta querida...
duvida sobre uso de componentes de data em Forms - D7 - sem uso de componentes de 3os.
1) alguem poderia me ajudar a buscar - a partit de uma data qualquer - encontrar o primeiro e o ultimo dia do MES desta data?
2) que componente melhor usar para buscar mes de data ?
antecipadamente grata,
andei buscando em topicos por pesquisa mas não achei a resposta querida...
Rcastro
Curtir tópico
+ 0
Responder
Aroldo Zanela
Colega,
O primeiro dia do mês sempre será 1 e o último dia pode ser verificado pela função DaysPerMonth:
É necessária a função IsLeapYear para verificar anos bissextos.
Não tenho certeza, mas acho que as novas versões do Delphi possuem a DateUtils da RxLib incorporada ao pacote. (estou sem Delphi para verificar agora).
Sobre os componentes, prefiro o DateTimePicker.
O primeiro dia do mês sempre será 1 e o último dia pode ser verificado pela função DaysPerMonth:
function DaysPerMonth(AYear, AMonth: Integer): Integer;
const
DaysInMonth: array[1..12] of Integer =
(31, 28, 31, 30, 31, 30, 31, 31, 30, 31, 30, 31);
begin
Result := DaysInMonth[AMonth];
if (AMonth = 2) and IsLeapYear(AYear) then Inc(Result); { leap-year Feb is special }
end;É necessária a função IsLeapYear para verificar anos bissextos.
function IsLeapYear(AYear: Integer): Boolean; begin Result := (AYear mod 4 = 0) and ((AYear mod 100 <> 0) or (AYear mod 400 = 0)); end;
Não tenho certeza, mas acho que as novas versões do Delphi possuem a DateUtils da RxLib incorporada ao pacote. (estou sem Delphi para verificar agora).
Sobre os componentes, prefiro o DateTimePicker.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)