Fórum DateTimePicker #189298

17/10/2003

0

Estou usando o DateTimePicker para o cadastro de campos de data no meu programa. Gostaria de fazer o seguinte com esse componente:
1. Quando chamo a form, ele exibe uma data padrão antes de clicá-lo. Gostaria de que a form abrisse e ele não exibisse nenhuma data, só exibir depois que o usuário escolher. Como?
2. Quando o usuário quiser escolher um ano, ao invés de clicar no ano e ir mudando de ano em ano, quero que ao clicar com o botão direito do mouse exiba uma lista de anos e assim que o usuário escolher o ano o DateTimePicker mudar para o ano escolhido.

Obrigada

Barbara.michele

Barbara.michele

Responder

17/10/2003

Pedro Dias

Uso habitualmente este componente, mas desconheço maneira de fazer isto.

Aconselho você a montar e tratar suas datas válidas. Através de Combo e outros componentes.

Responder

Gostei + 0

17/10/2003

Delphox

8) Bom,acho que sei pra 1º pergunta,veja se não tem uma propriedade chamda today=true ou parecida ,sei que ela é do tipo logico,(true,false),coloque como false e ela não apresenta nenhuma data quando mostrada...acho que não ajudei muito,mas valeu!!!!!! 8)

Responder

Gostei + 0

17/10/2003

Brnz

Não existe problema sem solução... então... ai vai ela...

ao 1º problema... da exibição...

Deixe a propriedade Format (DateTimePicker1.Format) como ´ / / ´

ou soh ´ ´... ai.. no OnChange do datetimepicker1 execute...

procedure TForm1.DateTimePicker1Change(Sender: TObject);
begin
DateTimePicker1.Format:=´´;
end;

Prrrrroooblema numbro 2...

Crie um popupmenu...

Sete (de setar... :-P) a propriedade PopupMenu do DateTimePicker1 para PopupMenu1

Crie os botoes com os anos desejados no PopupMenu1...

no OnClick deles faça o seguinte...

procedure TForm1.N19991Click(Sender: TObject);
var
ano, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili: word;
begin
decodedatetime(dt.DateTime, ano, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili);
dt.DateTime:=encodedatetime(1999, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili);
end;

sendo 1999 o ano desejado...

e... Tcharaaaaaaaaam...

Teh mais... se quiser o exemplo... tenho aki...

BRNz...

Responder

Gostei + 0

17/10/2003

Brnz

Perae... skeci de avisar um negocio...

para usar as funçoes encodedatetime e decodedatetime precisa declarar lah no uses DateUtils.

e...

essa unit soh tem do delphi 6 pra cima...

sem mais...

BRNz...

Responder

Gostei + 0

20/10/2003

Edgard

O brns tudo blz???

eu vi sua explicação e queria saber se vc poderia me mandar esse exemplo..que vc falou que tinha...muito obrigado

ps. se quiser pode mandar por esse e-mail

edgard@mundialinformatica.com.br

valewzzzzz

---------------------------------------------------------------------------------
Não existe problema sem solução... então... ai vai ela... ao 1º problema... da exibição... Deixe a propriedade Format (DateTimePicker1.Format) como ´ / / ´ ou soh ´ ´... ai.. no OnChange do datetimepicker1 execute... procedure TForm1.DateTimePicker1Change(Sender: TObject); begin DateTimePicker1.Format:=´´; end; Prrrrroooblema numbro 2... Crie um popupmenu... Sete (de setar... :-P) a propriedade PopupMenu do DateTimePicker1 para PopupMenu1 Crie os botoes com os anos desejados no PopupMenu1... no OnClick deles faça o seguinte... procedure TForm1.N19991Click(Sender: TObject); var ano, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili: word; begin decodedatetime(dt.DateTime, ano, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili); dt.DateTime:=encodedatetime(1999, mes, dia, hora, minuto, segundo, mili); end; sendo 1999 o ano desejado... e... Tcharaaaaaaaaam... Teh mais... se quiser o exemplo... tenho aki... BRNz...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar