Dbcombobox + Consulta SQL + DBEdit + só lendo o resto...

21/04/2013

0

Dbcombobox + Interbase (consulta automatizada)
Galera,boa noite,estou desenvolvendo um programa de cadastro de funcionários e hoje meio aposentado em delphi, já vi muitas videos aulas de lá pra cá,mas nenhuma que tirasse minha duvida,ate porque envolve um certo nível expert de sql...,vamos lá,tenho um dbcombobox e um dbgrid,estou fazendo de tudo para que não tenha que criar tabelas separadas,por conta da visualização dos dados,que no caso o dbgrid só aceita uma base e uma tabela,até então estou conseguindo manter,devido as gambiarras que venho fazendo pela programação,rsrsrs,sendo que essa é mais uma missão quase impossível,onde tenho 1 cargo que deve ao ser selecionado pelo (dbcombobox-cargo) e este deve mostrar a quantidade disponível de vagas em um dbedit, mas isso deve ser puxado do banco de dados,sendo que por exemplo, o usuário escolheu cargo (técnico),mostrou,ok,assim que ele fizer a consulta das vagas existentes e incluir aquele registro de técnico ele deve diminuir das quantidades de vagas daquele cargo, aí que entra o segundo problema,pois tenho 10 cargos,então significa que precisarei criar uma restrição de tantas vagas por nome do cargo,pois cada cargo terá um limite de vagas,onde terei que desenvolver uma sql restrita ao determinado nome,limitando a quantidade daquele cargo pelo "nome"(registros),estou tentando ser claro para que possam me ajudar,detalhe estou fazendo em um ibconsole....,rsrsrs,sei que ninguém usa isso,rsrss,mas não tem jeito,sou pré histórico,abraços,deu pra entender melhor agora...?senão eu mando o programa e o bd,abraços
Edon Ramos

Edon Ramos

Responder

Posts

21/04/2013

Edon Ramos

criar uma variavel que guarde os nomes
criar uma consulta que possa ser colocada no envento onclick
consulta deverá apresentar quantas vezes essa palavra(registro) aparece na tabela
fazer com que o campo aceite no máximo o numero limite de palavras naquela coluna

Isso aqui também é uma dica que se alguém quiser pode trilhar comigo,mas é complicado botar isso em código,já que não quero usar outra tabela...
Responder

22/04/2013

Jacques Silva

Mande o que você já fez desta consulta, para ver se entendo a situação...
Responder

22/04/2013

Edon Ramos

Na verdade eu consegui!rsrsrsrs
Ficou assim o código...

IF Dbcombobox1.Items[DBCOMBOBOX1.ItemIndex] = 'Assessor Diretor Nível VII' then
DBEdit6.Text:= 'R$1100,00';


Isso aí ficou dentro de um evento onclick,ou seja,só colocar os "items" e dar um ctrl+c e ctrl+v que vai,lembrando do if e do else,pronto,ficou grandinho,mas qual código não é grande,rsrsrs
Responder

22/04/2013

Edon Ramos

Obrigado JACQUES!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar