DBComboBox e DBLookComboBox

07/03/2006

0

olá Pessoal, estou de volta com uma dúvida q pra muitos será simples..
Estou com os dois componentes DBComboBox e DBLookComboBox o 1º - estao listados os estados brasileiros, porem eu gostaria q ao clicar no incluir novo registro viesse listado automático com a opção ´escolha um estado´, como eu faço isso com este componete? e com o segundo ele puxa um registro de outra tabela, gostaria de fazer a mesma coisa, é possível?

Obrigado Galera!!!


Sandercomputacao

Sandercomputacao

Responder

Posts

08/03/2006

Spiritwwwalker

Prezado Sander:

Ainda não tenho experiência em DBCombos, mas como os DBLookupCombos exibem informações baseadas em tabelas ou consultas, você poderia:

1) especificar a origem dos dados em uma tabela (ou consulta) com um único registro: ´selecione um estado´; quando o componente recebesse o foco (ou após algum evento equivalente), a origem seria direcionada para a tabela (ou consulta) propriamente dita, isto é, aquela que contém as siglas dos estados brasileiros; após a operação de cadastramento de um novo registro, a origem voltaria a ser a primeira tabela;
ou
2) incluir, na própria tabela de estados, a opção ´selecione...´; se a tabela contiver um campo autonumeração, quando o componente recebesse o foco (ou após algum outro evento de sua preferência), você poderia alterar a sintaxe da consulta de origem SQL para excluir o número do registro associado ao item ´selecione um estado´. Por exemplo, suponhamos que o item em questão seja o primeiro (1), faça assim:

No evento OnShow do formulário ou logo após a inclusão de um novo registro:
SELECT * FROM tblEstados ORDER BY Estado
DBLookupCombobox1.KeyValue := ´1´ (ou seja, o componente exibirá o primeiro registro, que é ´selecione um estado´)

Quando o componente receber o foco:
SELECT * FROM tblEstados WHERE SeuCampoAutonumeração <> 1 ORDER BY Estado (com isso, a listagem exibiria somente as unidades da federação)

Com referência ao DBCombo, creio que o princípio seria bastante semelhante.
Acho que é isso. Espero ter ajudado. Boa sorte para você.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar