Fórum DBCombobox1, como faço? #185833

02/10/2003

0

Criei um form(Funcionarios), e um (Agenda), no evento OnClick do Botão Inserir do FormFuncionarios tenho o seguinte codigo:

procedure TF_Funcionarios.BtnInserirClick(Sender: TObject);
begin
DBEdit11.Text:=FormatDateTime(´dd/mm/yyyy´,now);
F_Agenda.ComboBox1.Items.Add(F_Funcionarios.DBEdit2.Text);
Modulo.TabFuncionarios.Append;
DBEdit2.SetFocus;
end;

Inseri um DBComboBox no Form Agenda e gostaria que neste form no objeto DBComboBox todos os nomes da TabelaFuncionarios do campo nome funcionarios focem apresentados.
:lol:
Muito Obrigado!

Marcelo_j.

Marcelo_j.

Responder

Post mais votado

07/10/2003

Marcelo.J,

Acredito haver uma pequena confusão aqui em relação aos componentes... esclarecendo um pouco :
DBComboBox : é como um DBEdit, porém com opção de vc atribuir valores para escolha conteúdo e está ligado a um TField.
DBLookUpComboBox : é usado para seleção de valores presentes em um TField do tipo LookUp... este tipo de field traz os valores presentes no campo de um outra tabela relacionada à primeira através de um índice.

Talvez o que vc esteja precisando seja algo mais ou menos assim, e utilizando um TComboBox :

ComboBox1.Items.Clear;
Table1.first;
While not table1.eof do
begin
ComboBox1.Items.Add(table1.FieldByName(´NOME´).value);
table1.Next;
end;

espero ter ajudado...

Vinicius2k

Vinicius2k
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

02/10/2003

Hutley

Veja na paleta Win32, logo no inicio tem dois componentes para BD eum eh o ComboBox e o outro o ListBox, são ótimos

Responder

Gostei + 0

03/10/2003

Marcelo_j.

Eu já inseri no Form F_Agenda um DBComboBox, mas não lista os nomes da coluna nomes da tabela funcionarios.

Já Ligue os componentes ao banco de dados, já liguei FieldName, e nada!

Responder

Gostei + 0

03/10/2003

Andrey

Vc está usando o componente errado.
Tente usar o DBLookupComboBox, e na propriedade ListSource coloque o Data Source da tabela a qual tera seu conteudo listado, em List Field o campo dessa tabela, e em Data Source e Data Field pra onde o dado escolhido será atualizado.

Responder

Gostei + 0

07/10/2003

Marcelo_j.

O que eu quero fazer e o seguinte:
Tenho uma tabela Funcionarios = FormFuncionarios,
tenho outra tabela Agenda = FormAgenda, quando eu cadastrar o funcionario, sair do form funcionario, entrar no form Agenda e selecionar o DBLookComboBox ele me liste todos os nomes da tabela Funcionario do campo nome do funcionario.

:lol: Eu já inseri o DBLookCombo Box, liguei a propriedade ListSource para MODULO.DSFfuncionarios e em list field =NomeFuncionario.
O DataSource=DSAgenda e DataField = Funcionario.

No evento OnShow do FormAgenda coloquei TabAgenda.open, TabFuncionario.open, só que quando o form e apresentado o Componente DBLookComboBox esta desabilitado=desable e já verifica a propriedade Enable do componente es esta True.

O que será que esta acontecendo?????? :lol:

Responder

Gostei + 0

16/10/2003

Marcelo_j.

Tenho um Banco de Dados.
Tenho uma Tabela Funcionarios, criei um form referente a esta tabela, na tabela tenho um campo (nome).
Tenho outra tabela Agenda, tenho um form referente a esta Tabela só que eu inseri um DBcomboBox e gostaria que este objeto listase todos os nomes da tabela funcionario.
No evento OnShow do FormAgenda coloque o procedimento:
Modulo.TabFuncionarios.Open;
Modulo.TabAgenda.Open;
Já Liguei o DataSource = DSFuncionarios, e o DataField = Nome, só que quando o FormAgenda abre, no DBComboBox1 não lista nada e aparece só aparece DBComboBox1.
:cry:
O que eu quero fazer e quando eu clicar no Botão Agendar os registros sejam gravados na tabela agenda e o conteúdo que aparecer no DBComboBox=(Nome do Funcionario)seja inserido no campo Profissional da Tabela agenda.
Será que fui claro?
Sou iniciante e estou dependendo desta informação para fechar o meu primeiro projeto. :wink:
Aceito outras alternativas de como resolver. :idea:

Responder

Gostei + 0

11/11/2003

Marcelo_j.

Eu inseri este codigo no evento OnShow do F_Agenda
mas não deu certo, alguem pode me explicar o que esta dando errado?

ComboBox1.Items.Clear;
Table1.first;
While not table1.eof do
begin
ComboBox1.Items.Add(table1.FieldByName(´NOME´).value);
table1.Next;
end;

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar