Fórum dbedit.enable = false (dúvida iniciante) #179489

03/09/2003

0

No meu programinha qdo o usuário não está fazendo nada (não está editando, gravando, etc...) os dbedits deixou como enabled = false, para o usuário não alterar o dado sem clicar no botão para editar. Só que estou fazendo isso comando por comando.

Ex qdo inicio a tela, coloco tudo enable=false, se ele clicar em editar coloco tudo enable=true... e assim por diante.

Existe alguma propriedade ou função do Delphi que faça isso? Não deixar o usr alterar o dado do dbedit?

Obrigada
Debora

Debora

Debora

Responder

03/09/2003

Koplin

No Componente DataSource tem a propriedade AutoEdit, que por padrão esta em true. Coloque-a como False. So será possivel inserir ou editar apos os comandos respectivos Insert e edit.

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Vinicius2k

Débora,
vc poderia passar ReadOnly para true também, mas teria q fazer um por um da mesma forma... pq vc não coloca um TPanel e os TDBEdits neste TPanel ?.. vc liga e desliga o TPanel e o todos os controles que estão dentro dele também se desligarão... dessa forma vc teria q controlar soh o TPanel...

espero ter ajudado...

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Vinicius2k

Débora,
desculpe... a resposta do koplin é mais apropriada para seu caso... mas vale a dica para quando vc precisar usar componentes que não tem seu estado controlado por outro...
T+

Responder

Gostei + 0

03/09/2003

Debora

Valeu!!!!

Mais uma para meu aprendizado.

Obrigada
Debora

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar