GARANTIR DESCONTO

Fórum dbExpress com MySQL #183148

19/09/2003

0

Ola pessoal do Forum.
Estou usando Delphi 7 e banco de Dados MySql.
Usei os componentes dbExpress para acesso a dados.
Quando vou atribuir a propriedade DataSource de um DBGrid, aparece a seguinte mensagem:
OPERATION NOT ALLOWED ON A UNIDIRECTIONAL DATASET.
Alguem saberia me dizer o que pode ser isso?
Desde ja agradeço.

Marcio Matos - SC

Marciojba

Marciojba

Responder

19/09/2003

Koplin

Os componentes DBExpress são unidirecionais - o que significa que voce não pode ir para frente e para traz nos registros - uso normal de uma grid.

Para fazer isso, é preciso muita codificação.

Eu uso os componentes ZeusLib que não tem esta limitação.
Lembro ainda que o uso de Grids deve ser feito com ponderado raciocínio. Pois não devemos mostrar muitos dados em um sistema cliente/servidor. Lembre-se que exibir muitos dados implica em tráfego(muitas veses desnecessário) na rede. E Trafegar muitos registros para visualização deve ser repensado em casos onde o cliente não precisará de todos eles.

Se quiser usar o DBExpress mesmo, Deixo em aberto para outro colega dar sugestões, pois não tenho experiencia com os mesmos.

Responder

Gostei + 0

20/09/2003

Sousa_thiago

´A Melhor maneira´ (se é q podemos falar disso dentro da programação) de se trabalhar com DBExpress independente de qual banco de dados você está utilizando, é com o Componente TClientDataSet.
Esse é o componente que te permite fazer Cache local dos dados, o que antes era feito pelo BDE, e com isso lhe fornecer um Dataset Bidirecional.
Além dessa vantagem o TClientDataSet podera lhe oferecer outras tais como:

-Atualização de dados em Bloco, permitindo usar transações menores e diminuindo as possibilidades de erro e Lock de registros.
-Armazenamento de Cache em Disco, com esse recurso é possivel fazer programas que podem trabalhar desconectado do servidor de BD.
-Sua aplicação Cliente/Servidor já fica preparada para uma futura migração para 3 camadas.

Espero ter de dado uma direção de para que lado correr ..

[]´s

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar