GARANTIR DESCONTO

Fórum dbexpress com sql server #383053

07/08/2010

0

olá a todos... utilizo o delphi 7 + dbexpress + firebird em meus projetos, e agora preciso acessar uma base do sqlserver pra importar os dados. após muita luta com a configuração do tal sqlserver 2005 express edition, e seguindo dicas na internet consegui acessar o banco utilizando a paleta ado, mas mesmo assim somente depois de desativar as contas de usuário do meu windows 7. td bem que essa conexão com o ado resolve o meu problema, mas eu gostaria de saber pq não consigo com o dbexpress. sempre pede nome de usuário, e qualquer que eu informe ele diz que não está relacionado ao banco. o ado abre direto sem pedir usuario nem senha. tanto no adoconnection como no sqlconnection estou setando o login prompt pra false.   minha conexão dbexpress:   driver name = mssql host name = computador\SQLEXPRESS database = minhabase  (obs.: aqui é o nome que está ligando o banco ao sql server management studio express)
Catunda

Catunda

Responder

07/08/2010

Thiago Pedro

De certo que você sabe que para manipulação do SQLServer vc tem que ter previlégios.
Levando isso em consideração, verifique se o usuário solicitado é do windows ou do proprio SQL Server.

Para testar aconselho você usar 2 métodos + ADO.

Primeiro crie Alias no administrador do SQL Server Express.
Depois crie um arquivo no diretório da sua aplicação (arquivo udl)
Faça o teste de conexão com seu banco de dados através dele e só depois parta para o deplhi.

No caso do SQL Server, acho que você deva preferir usar o ADO.
No caso do Firebird seria o DBExpress mesmo!

Dica: No caso do arquivo udl, você pode usá-lo para conexão automática ao banco através do delphi, como se fosse um "arquivo ini", só que bem mais robusto!
Responder

Gostei + 0

08/08/2010

Catunda

coisa do dbexpress... com o zeos tb conectou normal.
Responder

Gostei + 0

26/08/2010

Catunda

será que não tem jeito? tento de toda forma e não consigo. Ado e Zeos ficou beleza, mas o dbexpress que tanto utilizo no firebird não aceita o slqserver.   DriverName := mssql HostName := ROBSON-PC\SQLEXPRESS DataBase := BANCOSQL OS Authentication := false LibraryName := dbexpmss.dll VendorLig := oledb LoginPrompt := false     BANCOSQL é o nome utilizado no sqlserver management studio express para conectar com o banco.   Acho que pra trabalhar com sqlserver vou ter de abandonar dbexpress...
Responder

Gostei + 0

26/08/2010

Eriley Barbosa

Amigo não ta faltando você preencher estes parâmetros, também: User_Name := 'usuario_do_SQLServer'
Password := 'Senha_do_usuario'   Tente com o mesmo usuario e senha que utilizou para conectar com Ado e Zeos.
Responder

Gostei + 0

26/08/2010

Catunda

Eriley, no ADO e Zeos não informo nenhum usuário ou senha, alias, nem sei qual seria a senha. E um Sql Server 2005 express edition, instalado localmente. Acesso sem informar usuário e senha.   O sqlconnection é que insiste em um usuário e senha. e já tentei de todo jeito.   ROBSON-PC\SQLEXPRESS ROBSON-PC SQLEXPRESS ROBSON sa sysadmin   todos esses usuarios acima ele regeita.   já tentei desativando o controle de contas de usuários do windows mas tb não adiantou.
Responder

Gostei + 0

26/08/2010

Eriley Barbosa

Tente assim: DriverName := mssql HostName := ROBSON-PC\SQLEXPRESS DataBase := BANCOSQL OS Authentication := True   Você consegue conectar pelo managemente studio, cole a imagem de como você se conecta a este aplicativo.
Responder

Gostei + 0

26/08/2010

Catunda

valeu Eriley,   o OS Authentication := True resolveu.   Obrigado.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar