dbExpress. Configurando manualmente uma conexão

14/07/2008

0

Boa tarde.

Sou iniciante em Delphi.
Gostaria de utilizar o dbExpress para realizar uma conexão com o Firebird. Utilizando o componente e configurando as opções nele eu consigo, mais eu gostaria (apenas por curiosidade / aprender) de configurá-lo manualmente. Ou seja, fazer a conexão e configuração manual. Alguém poderia me recomendar algum tutorial / apostila que aborde esse assunto? Estou tentando aprender mais essa área de conexão com banco de dados.


Grato.
Mateus Jr. :)


Mateusjr

Mateusjr

Responder

Posts

14/07/2008

Mazzi

1 - pra criar uma conexao com DbXpress usando Firebird;
1.1- Crie um Data Module;
1.2- Insira :
------ componente SQLCONECTION (palhete dbExpress);
------ dê um duplo click no SQLCONNECTION;
------ configure uma conexao com o IBConnection ou crie um novo nome para sua conexão.
------ configure os campos:
--------- DATABASE =´localhost:c:/<PastadaAplicacao/<Banco de Dados>/ <Banco.FDB>
------verifique se Usuario é sysdba e senha é masterkey, se é deixe assim. senao preencha como mencionado.
------SQL DIALECT =3

Clique em OK;

Tecle F11 para abrir a propriedade do componente SQLCONNECTION e mude a propriedade LOGINPROMPT, para false, para não ficar pedindo a senha toda hora.

Em LOADPARAMSONconnection, mude pra true, para que vc possa alterar manualmente o caminho mais tarde se precisar.

2-Insira um componente SQLQuery (palheta dbExpress) e um DataProvider (palheta DataAcess);
2.1- Configure seu SQLQuery para Connection = SQLCONNECTION
e a propriedade SQL, com a sua SQL para acessar alguma Table, ex:
SELECT * FROM CLIENTES ORDER BY CLINOME

3- No DataSetProvider, selecione DATASET = SQLQUERY

4- Insira um ClientDatSet (palheta DBexpress) e configure-o em ProviderName = DataSetProvider

5- Insira um DataSource(Palhetea DataAcess) e configure-o DataSet = ClientDataSet;

o Esquema ficara assim:

-SQLCONNECTIOn
|-SQLquery
----|-DataSetProvider
--------|-ClientDatSet
------------|-DataSource

Pronto.

Para configurar o caminho do banco manualmente, até mesmo em tempo de execução (sem precisar recorrer ao delphi , útil em casos que está no cliente), localize o seu arquivo dbxConnection.ini e edite a linha do caminho do banco de dados onde estaria por exemplo:
localhost:c:/Banco/Banco.FDB

pode ficar

192.168.0.1:c:/Banco/Banco.FDB,

Espero ter ajudado ..qq duvida post ai.

Abraços++[/img]


Responder

19/07/2008

Mateusjr

Obrigado pela resposta. Consegui encontrar o que procurava :)


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar