Fórum Dbexpress - Dicas de como usar #326888

05/08/2006

0

Amigos,

Vou usar pela primeira vez o DBExpress (DBExpUibfire15.dll), já sei como fazer a conexão com o banco e pesquisando na net, percebi que os componentes mais usados com o DBExpress são: SQLConnection + SQLDataSet + DataSetProvider + ClientDataSet + DataSource, mas não sei fazer o seguinte:

Depois que inclui os campos selecionados do Fields Editor do ClientDataSet para o formulário não tenho idéia de como faço para gravar, alterar e excluir os registros, mandando os dados dos DBEdit para o banco, pois gostaria de colocar esses códigos SQL em botões (Novo, Gravar, Excluir e Pesquisar);

Estou usando um generator/ trigger para o campo_ID e não sei como fazer para que esse DBEdit, receba automaticamente o valor do campo_ID do banco de dados;

Também gostaria de saber como e quando devo usar parâmetros.

Alguém poderia me dar algumas dicas?

Valeu e obrigado pela atenção.

Jrcosmoluis

Jrcosmoluis

Responder

10/08/2006

Blbacelar

Para pegar o ID do campo:

select gen_id(NOME_DO_GENERATOR, 0) as ID from rdb$database

Responder

Gostei + 0

10/08/2006

Vitor5

Tente procurar em algumas apostilas aqui no site mesmo, ou se quiser coloque seu e_mail que tem mando
valeu vitor5

Responder

Gostei + 0

16/08/2006

Jrcosmoluis

Amigos,

Pra falar a verdade já procurei bastante na net pra ver se encontrava dicas pra iniciantes, mais estou tendo algumas díficuldades.

blbacelar

eu aponto direto pro dbedit?

vitor5

o meu e-mail é jrcosmolui@hotmail.com

Agradeço desde já

Responder

Gostei + 0

27/08/2006

Jrcosmoluis

Amigos,

Quanto a esse problema ainda estou na mesma, na verdade nem sei por onde devo começar. Depois de tantas dicas e pesquisar na net ainda não conseguir entender quase nada.

Mais gostaria dos amigos de uma indicação de um bom livro que fale sobre a paleta DBEXPRESS, sobre os componentes DATA ACCESS, sobre transações de registros e muito mais... um livro de cabeceira de vocês quando eram assim como eu... UM INICIANTE.

Valeu e obrigado pela atenção

Luis Jr

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar