Fórum DBExpress - Duvida sobre melhor forma de criar cadastros #373669
18/08/2009
0
estou utilizando D2007 com dbexpress se conectando no mysql.
Eu comecei a trabalhar com dbexpress agora e tenho uma duvida
Eu possuo uma entidade chamada usuarios e outras duas chamadas clientes_fisico e clientes_juridico.
Um usuário pode ser um cliente fisico, cliente juridico, fornecedor, funcionario e transportadora.
Mas vou dar exemplo apenas com o caso dos clientes F e J.
A tabela cliente_fisico e cliente_juridico nao é autoincremento, pois o id dela é o id de um usuário...que a entidade usuarios sim é chave auto incremento.
A melhor forma de fazer esse relacionamento e ao mesmo tempo CRUD com o DBExpress, seria criar um formulario apenas para cliente fisico e outro para juridico?
Eu poderia efetuar o crud normalmente relacionando duas ou mais tabelas com DBExpress?
[vaza]
Curtir tópico
+ 0Posts
18/08/2009
André Rodrigues
Gostei + 0
18/08/2009
[vaza]
Vamos supor que um usuário possui vários contatos.
Qual seria a melhor forma de fazer?
Gostei + 0
19/08/2009
Pestana_
O que significa CRUD?
Não há necessidade de criar dois formularios de cliente, por causa do tipo de cliente. Um comboBox ou RadioGroup resolveria o problema.
Neste caso você criar um nova tabela chamada contato que contem uma chave estrangeira que referência a chave primaria da tabela usuario. Depois no sistema você utiliza o mestre-detalhe ligando a query contato (detalhe) com a query usuario (mestre).
Gostei + 0
19/08/2009
Osocram
primeira pate de cima (panel) colocaria todos os dados de Clientes
em baixo um pagecontrol com 2 abas Fisico e Juridico
dae dependendo do q foi escolhido no panel.. eu mostro somente a aba correspondente.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)