DBExpress Error: Operation Not Supported

01/02/2003

0

:?: Caros colegas,

Possuo um Pentiun III 750, com Windows XP instalado na partição D: e o Delphi 7 com Interbase 6.5.
Estou tentando migrar meu programa do Delphi 6 p/ o 7, só que quando executo o programa ele dá o erro acima.
Pensando ser algum problema no meu programa, criei um pequeno projeto de teste diretamente no Delphi 7, com um Form e um Datamodule, no DM inclui 1 SqlConnection, 1 SqlDataset, 1 DataSetProvider, 1 ClientDataSet e um DataSource. Fiz as ligações entre eles e alterei ´Connected = True´. No Form coloquei um DbGrid e associei com o DataSource. Os dados da tabela apareceram no DbGrid. Quando mandei compilar o programa ele me retornou o seguinte erro: DBExpress Error: Operation Not Supported, dou OK e o erro volta como: SQL Error: Error Mapping Failed.

- Já verifiquei que as DLLs necessárias ao DbExpress (Midas, etc.) estão nas suas respectivas pastas;
- Peguei o mesmo projeto e compilei no Delphi 6 - rodou sem erros;
- Já desinstalei o Delphi e o Interbase e instalei tudo de novo;

Não sei mais o que tentar...

Agradeço por sua atenção,

Marcello


Marcello

Marcello

Responder

Posts

01/02/2003

Anonymous

cara, é o seguinte

eu tenho quase certeza que é problema de dll.

algo parecido ocorreu comigo.
o delphi 7 só aceita até a versão 3.2x do mysql, se vc tentar colocar a dll do mysql 4, dá a mesma mensagem que apareceu pra vc.
isto ocorre pq eles mudaram algumas rotinas na dll, então creio que possa ser isso que esteja acontecendo com vc.

uma idéia é copiar as dll do delphi 6 e jogar na pasta do programa, aí vc tentar rodar pra ver o que acontece.

valeu


Responder

10/02/2003

Guinther

Olá Marcelo
O problema é simples. O Delphi 7 está querendo usar as bibliotecas dbExpress do Delphi 6, pois ambos estão no caminho do windows. Apague o arquivo dbexpint.dll do diretorio (Delphi6)\Bin que tudo estará resolvido.

[]´s

Guinther Pauli


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar