Se tiver algum driver de dbexpress especifico para firebird 2.0 manda aê tambem.
Li on livro de Carlos Cantu que os componentes que já estão preparados para trabalhar 100¬ com o firebird 2.0 são: IBObjects, FIBPlus, InterXpress.
Nunca usei esses componentes. Será que são bons?
Existe um driver dbexpress específico para o firebird 2.0 ou pode-se usar normalmente o dbexpuibfire15.dll ?
pode ser usado com a dll: dbexpuibfire15.dll
tenho usado e até agora está funcionando perfeitamente.
Eu irei migrar para [url=http://www.ibobjects.com/]IBO 4.8 para o o FBird 2.0[/url], depois posto feedBack.
Aliás, é melhor do gênero, na minha concepção.
[]´s
É Nerdex... eu já ouvi falar que o IBO é o melhor pra se trabalhar em firebird, mas tem o problema de ficar preso ao banco de dados, se precisar mudar de banco tem de refazer o sistema.... alem disso não é free né... eu até instalei uma vez pra experimentar mas não deu muito certo... a maioria dos componentes ficaram desabilitados, e ainda tinha de mandar um pedido por carta em ingles ao desenvolvedor do IBO pedindo uma autorização para utilizar os componentes comercialmente e só pagar pela ferramenta depois que começar a ter lucros....
Complicado não?
26/09/2007
Adriano Santos
Com diz um camarada bem conhecido da comunidade (Bruno Lichot): Eu sou Borland. Cara, o DBExpress na minha opnião é uma excelente alternativa pra quem não quer ficar preso ao banco.
A palavra chave aqui é: acoplamento. Com IBO, IBX e etc vc fica amarrado ao componente e ao banco. O ideal é usar o DBX, assim vc cria uma camada de abstração que pode ser facilmente portada para outro banco de dados.
Seu ClientDataSet não sabe qual banco está conectado, esse é o segredo. Vai mudar de banco? Troque a string de conexão no SQLConnection. Acho que não tem coisa melhor que isso.
Abs :wink:
Concordo em parte, pq na minha maneira de ver as coisas eu sempre priorizo pela otimização e a qualidade, e não existe mesmo gente, para mim e a muitos anos qq alegação qua faça eu pensar que:
Ah! Oracle / Postgrees é o melhor BD (ou correlatos como SQL Server). FireBird não tem esse markenting todo em cima pessoal, e com FB nunca houve alguma situação de limitação. Do contrário, comprem o Oracle / SQLServer vai ser bom para a economia americana.
Concordo em parte, pq na minha maneira de ver as coisas eu sempre priorizo pela otimização e a qualidade, e não existe mesmo gente, para mim e a muitos anos qq alegação qua faça eu pensar que:
Ah! Oracle / Postgrees é o melhor BD (ou correlatos como SQL Server). FireBird não tem esse markenting todo em cima pessoal, e com FB nunca houve alguma situação de limitação. Do contrário, comprem o Oracle / SQLServer vai ser bom para a economia americana.
Concordo!
Com diz um camarada bem conhecido da comunidade (Bruno Lichot): Eu sou Borland. Cara, o DBExpress na minha opnião é uma excelente alternativa pra quem não quer ficar preso ao banco.
A palavra chave aqui é: acoplamento. Com IBO, IBX e etc vc fica amarrado ao componente e ao banco. O ideal é usar o DBX, assim vc cria uma camada de abstração que pode ser facilmente portada para outro banco de dados.
Seu ClientDataSet não sabe qual banco está conectado, esse é o segredo. Vai mudar de banco? Troque a string de conexão no SQLConnection. Acho que não tem coisa melhor que isso.
Mas complementando o que o colega citou acima, acho que da para juntar o DBX com o UIB DBExpress driver assim vc ainda pode fazer a migração de banco de dados sem problema, ja que ta apenas add mais um drive ao DBX....