Selecao DevMedia QUERO SER PRIME

Fórum Dbexpress no servidor?? não sei... #327232

10/08/2006

0

olá e obrigado a todos por passarem por aqui

minha dúvida parece ser um tanto simples... mas preciso de ajuda pois sou iniciante em dbexpress

tô com um banco de dados MYSQL rodando no meu bando tudo blz, em modo localhost funciona tudo certo, gostaria de saber como fazer para outras máquinas usarem meu banco pela rede, eu sabia fazer isso com o BDE estou usando o dbexpress nesse aplicativo com Delphi 7. Que passos eu tenho que dar pra fazer essa conexão??

Desde já um muito obrigado pela força!!
Abraços a todos!!

Btovix

Btovix

Responder

10/08/2006

Alex Maia

Bom! Primeiro vc tem que dar permissão aos usuários de cada máquina cliente no MySql para acessar o banco. Segundo, vc deverá colocar as Dlls libmysql.dll, dbexpmysql.dll e midas.dll que vc tem na sua maquina, na pasta system32 das maquinas clientes e , por último, vc deve configurar o acesso em cada maquina. Pronto!!!

Qualquer dúvida, escreva-me.

Responder

Gostei + 0

10/08/2006

Btovix

não entendo como configurar o acesso nas máquinas clientes...

pq o sistema utilizando dbexpress fica no código fonte o acesso ao banco... se eu utilizasse o BDE sim teria que instalar o drive ODBC, mas com o dbExpress??

tem que instalar o drive tb nos clientes?? e liberar o banco não posso liberar o banco pra todo mundo utilizar não?? sem ter que escolher máquina por máquina??

Acho que estou fazendo alguma coisa de errado...
veja:

Tenho um SQLConection que tem os seguintes parêmetros:
DRIVER NAME: MySQL
HOST NAME: localhost
DATABASE: controlefrequencia
USER NAME root
PASSWORD:
BLOB SIZE: -1
ERRORRESOURCEFILE:
LOCALE CODE: 0000

Com isso no meu pc funciona, agora quero que este banco (ControleFrequencia) Seja acessado em outras máquinas, aqui só tem instalado o mysql com o AppServ que configura o MySql pro PHP, será que eu tenho que istalar alguma coisa tipo um admin mysql, ou algo assim???

Entendi os passos que vc me falou, mas se puder ser um pouco mais explicativo nos passos, ficaria grato, pois sou totalmente desconhecedor do dbexpress, se vc souber de alguma apostila explicando um case desses tb ajudaria bastante.

de qualquer forma muuuuito obrigado pelas dicas vou ver o que consigo aqui, e fico no aguardo de uma maior explanação... :D

Abraços:D

Responder

Gostei + 0

10/08/2006

Alex Maia

Amigo,

Para o uso do dbexpress o ideal é q o seu sistema possua uma forma da ter em um arquivo de configurações os dados para o acesso. Vc pode configurar em tempo de projeto um acesso ao banco e deixá-lo no sqlconnection, porém com a propriedade connected = False. Com isso bastará vc ter no arquivo de configurações o endereço ou nome do servidor, o nome do banco, o nome do usuário de acesso e senha de acesso. Ai vc escolhe em que momento da inicialização do seu sistema estas informações serão repassadas para o sqlconnection para q seja efetuada a conexão com o banco.

Vc não precisa instalar drive nenhum. Vc pode liberar pra todos sim, isso é escolha sua.

Responder

Gostei + 0

11/08/2006

Btovix

Olá! veja só, tudo foi configurado, o banco já está no servidor, passei todas as dlls para as máquinas, porém eu instalei o mysql 5 e voltei atrás instalei o 4, acontece que ele simplismente não conecta mais, está sem poder carrecar o libmysql.dll, já tentei de tudo, minha última tentativa fiz um outro sistema pra acessar um outro banco e pra minha surpresa novamente a mensagem: unable to load libmysql.dll, não tá mais acessando, tenho que fazer alguma coisa??

alguém saberia me informar, estou com esse problema tem uns três dias sem sucesso pra conectar na rede... como ja disse no localhost tava funcionando agora nem mais.
PS. quando eu tava com mysql 5 eu usei a libmysql antiga que eu tinha e ele dava unsername/password invalid, tá osso!!

Responder

Gostei + 0

11/08/2006

Alex Maia

O dbexpress não se conecta com o mysql5. Eu tenho o delphi 7 e sei q ele se conecta usando o dbexpress ate a versão 4.0.15 do mysql, pois já testei. Se vc quiser posso lhe enviar as dlls q uso pra minha conexão.

T+

Responder

Gostei + 0

13/08/2006

Btovix

Olá amigo olha, antes de eu instalar o MySQL 5 eu tava usando o 4.1 e ele tava funcionando que era uma maravilha no localhost... mas me manda suas DLLs de repente já ajuda!!

btolinux@gmail.com

Grande abraço e obrigado desde já!!

Responder

Gostei + 0

14/08/2006

Btovix

Caramba tentei de tudo e nada até reinstalei meu Delphi, Criei outra conexão com o banco, fiz teste de tudo que é geito e nada.

numa revista Clube Delphi Edição 28 (do ano 3 - velhinha) vem falando de colocar a dll LibMysql atravéz de um ´path´ não sei como fazer isso, alguém poderia dar uma força pra mim... o prazo para entrega era pra Sexta Feira, tô meio enrolado aqui e preciso de ajuda dêem uma olhada nos tópicos anterioes...

Desde já meu muito obrigado...
Juro que assim que conseguir vou disponibilizar uma apostila explicando passo a passo como ´enfrentar´ esse erro...

Estou usando agora o MySql 4.0.18, Ainda não deu certo, mas o problema talvez não seja a DLL pq o próprio mysql disponibiliza a dll, mas o Delphi está incapacitado de acessar a dll... será quie tem alguma coisa a ver ou falei besteira??

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar